ALIMENTAÇÃO ANIMAL: Ministério da Agricultura diminui concentração de minerais em rações

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As concentrações de minerais permitidas em rações de aves e suínos foram reduzidas por portaria do Ministério da Agricultura publicada no Diário Oficial da União (DOU). A decisão foi tomada, segundo informações do ministério, para atualizar a antiga regulamentação, de 20 de junho de 1997.


Nutrientes - Com a atualização, espera-se atingir menores concentrações de minerais em produtos comerciais, garantindo uma quantidade adequada de nutrientes para os animais. Com os passar dos anos, a legislação foi se tornando obsoleta devido a novas tecnologias que permitem reduzir os níveis de minerais nas dietas, sem comprometer a produção ou a saúde dos animais.


Referências - A redução, de acordo com a Coordenação de Fiscalização de produtos para Alimentação Animal (CPAA), está embasada em referências técnico-científicas. Estudos analisados pela CPAA comprovam que o uso de minerais e enriquecimento de leveduras em níveis inferiores aos previstos na antiga portaria são eficazes. Os produtos com menor concentração apresentam maior disponibilidade, melhor absorção e maior aproveitamento dos minerais orgânicos pelos animais.


Redução da contaminação - Outra vantagem da mudança da regra, de acordo com a CPAA, é a redução da contaminação ambiental, já que os níveis de minerais eliminados pelas fezes dos animais são consideravelmente menores. (Valor Econômico)

Conteúdos Relacionados