ANÁLISE II: USDA divulga dados sobre a evolução do plantio nos EUA

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou na última segunda-feira (23/06), um relatório mostrando que o plantio de soja nos Estados Unidos chegou a 91% até 22 de junho, contra 97% no mesmo período do ano passado e 96% na média dos últimos 5 anos. "Olhando nesta ótica de evolução de plantio a situação dos produtores americanos não é tão grave, no entanto, estimativas preliminares estimam perdas de cerca de 10% da safra norte americana de soja e milho, devido as enchentes nos estados de Iowa, Illinois, Indiana e Missouri", explica o analista econômico do Sistema Ocepar, Robson Mafioletti.

Quadros comparativos - O relatório do USDA (Crop Progress) mostrou ainda que as condições das lavouras de milho estão prejudicadas em comparação à safra passada. Confira nos quadros abaixos:

Quadro 01 - Situação comparativa das lavouras de milho nos Estados Unidos

Safras

Situação lavouras

(boa e excelente)

Situação lavoura

(regular, ruim e muito ruim)

Safra 2007/08

73%

27%

Safra 2008/09

59%

41%

Variação (%)

-19%

+52%

Fonte: USDA, Elaboração: OCEPAR/GETEC - http://usda.mannlib.cornell.edu/usda/current/CropProg/CropProg-06-23-2008.pdf

 

Quadro 02 - Situação comparativa das lavouras de soja nos Estados Unidos

Safras

Situação lavouras

(boa e excelente)

Situação lavoura

(regular, ruim e muito ruim)

Safra 2007/08

66%

34%

Safra 2008/09

50%

50%

Variação (%)

-24%

+47%

Fonte: USDA, Elaboração: OCEPAR/GETEC - http://usda.mannlib.cornell.edu/usda/current/CropProg/CropProg-06-23-2008.pdf

 

Tamanho da área nos EUA - A área total de milho plantada nos Estados Unidos na safra 2008/09 é de 34,8 milhões de hectares, com redução de 8% em relação a safra passada. Quanto a soja, a área plantada é de 30,3 milhões de hectares, um aumento de 18% em relação a safra anterior.

Ajustes no próximo relatório de 30/06 -  No dia 31 de março, o USDA divulgou o relatório de intenção de plantio da safra norte-americana e no próximo dia 30 de junho serão realizados os ajustes de área plantada de soja e milho. Segundo estimativas preliminares do mercado, nos EUA a área de milho será ainda menor da anunciada inicialmente e a de soja maior devido as enchentes que assolaram os Estados Unidos nos últimos 15 dias.

Conteúdos Relacionados