Analista da Ocepar participa de debate sobre ensino superior promovido pela Alep

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O analista técnico da área de mercado do Sistema Ocepar, Salatiel Turra, destacou a importância do trabalho realizado pelas instituições de ensino superior que, segundo ele, favorece um maior desenvolvimento regional. Turra representou a organização na reunião promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), ocorrida na segunda-feira (09/09), no auditório legislativo Deputado Rubens Recalcatti, em Curitiba. O encontro foi convocado pelo presidente da Comissão, deputado Fábio Oliveira, com o propósito de debater o ensino superior no Paraná e levantar as contribuições das principais entidades do setor produtivo para auxiliar na elaboração de novos projetos em diferentes segmentos econômicos.

“As universidades estaduais concentram um valioso capital intelectual, onde são desenvolvidos estudos e pesquisas que têm impactado positivamente em toda a sociedade. No meio rural, têm ajudado a aumentar a produtividade e a eficiência na condução das atividades agropecuárias”, afirmou Turra. Ele também apresentou as propostas de projetos em temas de interesse do cooperativismo que podem se traduzir em mais ganho, caso sejam objeto de pesquisa aplicada pelas instituições de ensino superior.

Fazendas verticais

Uma das sugestões é a implementação de fazendas verticais como modelo de produção de agricultura em ambiente controlado, a fim de testar a sua viabilidade econômica, ambiental e operacional como uma forma de produção sustentável de alimentos. A ideia é desenvolver um projeto-piloto de instalações de cultivo que utilizam tecnologia de ponta para produzir alimentos em camadas empilhadas verticalmente, ao invés de plantá-las em superfícies planas horizontais, como ocorre na agricultura tradicional. Essas instalações são projetadas para maximizar a eficiência do espaço e minimizar os recursos naturais, como solo, água e energia.

O Sistema Ocepar também propôs a expansão de estações meteorológicas, para ajudar a prevenir perdas nas lavouras devido a eventos climáticos extremos; o emprego de tecnologias para melhorar a qualidade e a sustentabilidade da produção de trigo, cevada e seus derivados no Estado; estudos sobre a biodiversidade no solo em diferentes sistemas de cultivos; realização de pesquisas que auxiliem no controle da bactéria salmaonella na cadeia produtiva de proteína animal e o desenvolvimento de mecanismos de inteligência artificial que possam ser aplicados como solução em diferentes questões que permitam melhorar a gestão da produção no campo.

Cooperativismo

Na reunião ocorrida na Alep, Turra lembrou ainda que atualmente o Sistema Ocepar representa 225 cooperativas de sete diferentes ramos (agropecuário, crédito, saúde, consumo, transporte, infraestrutura e trabalho, produção de bens e serviços) que, juntas, somam 3,5 milhões de cooperados. “Os municípios com os melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) são aqueles que contam com a presença de cooperativas. Além disso, em 130 dos 399 municípios do Paraná, a cooperativa é a maior empresa e, em 156 municípios do Estado, a única instituição financeira disponível fisicamente para a população é uma cooperativa de crédito. Esses são alguns dados que demonstram a relevância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde elas atuam”, destacou.

Presenças

O debate contou ainda com as presenças do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; do presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; do gerente de Relações Governamentais da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Luciano da Silva Barros; da pró-reitora de Ensino e Pesquisa da UniSenai, Alessandra Aparecida Campos; do representante da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), coronel Neto; do superintendente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Luciano Justino e do coordenador do Departamento Técnico Econômico do Sistema Faep, Jefrey Kleine Albers.

FOTOS: Orlando Kissner / Alep

 

Conteúdos Relacionados