ANDEF II: Imprensa conheceu dados do Prêmio Mérito Fitossanitário
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Andef - Associação Nacional de Defesa Vegetal - divulgou, durante Coletiva de Imprensa, na segunda-feira (25/05), os dados tabulados pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiros (Fealq), organizadora do XII Prêmio Mérito Fitossanitário. Foram apresentados aos jornalistas presentes no Hotel Mercure, em São Paulo, o investimento das empresas em projetos de educação e responsabilidade socioambiental e a quantidade de pessoas atingidas no campo. Apenas em 2008, foram realizadas pela indústria de defensivos agrícolas 6.109 atividades no campo, incluindo palestras, treinamentos e dias-de-campo. Esses trabalhos atingiram 933.758 pessoas - sem contabilizar as mensagens na mídia. As empresas investiram nessa área durante o ano R$ 9.850.926.
Inovação - "O trabalho de assistência técnica hoje no campo está praticamente nas mãos de empresas privadas. É preciso ser perseverante e estamos investindo muito nisso", afirmou Luis Carlos Ribeiro, gerente de Educação e Treinamento da Andef. José Otavio Menten, diretor-executivo da Associação, falou sobre a importância da inovação tecnológica nesse setor, para que se desenvolvam produtos mais eficazes e menos tóxicos para a agricultura e para as pessoas. 'A rastreabilidade hoje é um ótimo início para o trabalho eficaz de educação e treinamento rural. Ela permite focar nas amostras incorretas de resíduos de produtos', explica Menten. Estiveram na Entrevista Coletiva cerca de 30 profissionais da imprensa, de sete estados brasileiros. O coordenador da assessoria de imprensa do Sistema Ocepar, jornalista Samuel Milléo Filho acompanhou a coletiva.
Solenidade - Com a presença de mais de 400 convidados, aconteceu na segunda-feira (25/05), no Clube Sírio Libanês, em São Paulo, a cerimônia de entrega do XII Prêmio Mérito Fitossanitário. Entre os trabalhos premiados estão três projetos inscritos pelas cooperativas Cocamar e Integrada. Neste ano, entre os profissionais e empresas que concorreram nas três categorias que compõem a premiação, foram 38 contemplados com o troféu. "Esta iniciativa criada pela Andef, cujo alcance não encontra nada semelhante em todo o mundo, reflete o êxito das iniciativas de stewardship no uso de defensivos agrícolas no Brasil", declarou, na abertura da solenidade, João Sereno Lammel, segundo vice-presidente da Andef.
Categorias - Ao todo, as oito empresas de defensivos agrícolas filiadas à ANDEF, as 13 revendas de produtos e 10 cooperativas, incluídas na categoria Canal de Distribuição, desenvolveram 8.760 atividades. Foram palestras, dias de campo, treinamento, participação em eventos, mensagens na mídia e cursos "on-line", que atingiram o público estimado de 8,7 milhões de pessoas. Na categoria Campo Limpo, foram destacadas as centrais de recebimento de embalagens e suas respectivas associações e instituições gerenciadoras quanto a critérios que envolvem ações socioeducativas de estímulo ao destino final correto das embalagens vazias, atividades gerenciais e operacionais das centrais. "O rigor acadêmico com que a Fealq e a Comissão Julgadora conduzem a avaliação dos projetos confere grande credibilidade à iniciativa. Afinal, são estas ações e profissionais que estão colocando em prática o tão lembrado conceito de responsabilidade socioambiental", afirmou José Otavio Menten, diretor-executivo da Andef.
Iniciativa - Esta premiação é uma promoção da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), com apoio da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InPev), e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). De acordo com os organizadores, o Prêmio Mérito Fitossanitário é uma ação de incentivo e reconhecimento às indústrias de defensivos agrícolas, canais de distribuição (revendas e cooperativas), centrais de recebimento de embalagens vazias e suas respectivas associações gerenciadoras, e instituições de ensino, pesquisa e extensão rural que se destacam nas iniciativas de educação e treinamento do produtor e ações de responsabilidade socioambiental, buscando promover o "desenvolvimento rural e agrícola sustentável". As cooperativas receberam o prêmio das mãos do diretor executivo da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nóbile. Também participaram da solenidade o presidente do Sindicato Organização das Cooperativas de São Paulo (Ocesp), Edivaldo Del Grande, Américo Utumi, representando a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), o presidente da cooperativa Copagril, de Marechal Cândido Rondon, Carlos Praisler, gerente da área agronômica da Coopermibra e Samuel Zanello Milléo Filho, coordenador da assessoria de comunicação do Sistema Ocepar e que participou do grupo de jurados do prêmio.
Cocamar - A Cocamar, cooperativa com sede em Maringá, venceu nas categorias "Projeto Uso Correto e Seguro", com o trabalho sobre tecnologia de aplicação de defensivos e "Projeto de Responsabilidade Socioambiental", com o programa Cultivar. O primeiro projeto aborda um estudo realizado pela Cocamar e os especialistas Marco Antonio Gandolfo (da UENP e FALM) e Fernando Adegas (Embrapa Soja) que apontaram que problemas de fácil solução estão ocasionando perdas e reduzindo a eficácia na aplicação de defensivos agrícolas. Dos US$ 6 milhões movimentados anualmente pelo setor, no País, 10% são desperdiçados por erro de calibragem, o estado dos bicos e a falta de uniformidade da distribuição na pulverização dos produtos. Numa avaliação minuciosa, praticamente todos os equipamentos são reprovados e isto foi sentido na própria região da cooperativa, em 2008, quando todos os 90 pulverizadores checados foram reprovados. Desses, 83% apresentam problemas no manômetro e 65% tinham bicos ruins.
Meio ambiente - O segundo projeto é o Cultivar, implementado há anos por Cocamar em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Apae e Penitenciária Estadual de Maringá. O objetivo é a produção de mudas de espécies nativas para a recomposição de matas ciliares. A iniciativa envolve alunos da APAE, contratados como funcionários da cooperativa, e internos da Penitenciária, cujo trabalho prevê redução de pena. No evento em São Paulo, a Cocamar foi representada pelo gerente de Comunicação e Responsabilidade Social, Marcelo Bérgamo, e pelo gerente do departamento Técnico, Aparecido Fadoni.
Integrada - A Cooperativa Integrada, representada pelo seu vice-presidente, Júlio Akira Koyama recebeu uma Menção Honrosa pelo trabalho inscrito na categoria "Projeto de Responsabilidade Socioambiental", com o trabalho "Nossa Água" desenvolvido em parceria com a Bayer CropScience. O projeto visa conscientizar os associados da cooperativa sobre a importância da recuperação de matas ciliares, além de viabilizar o desenvolvimento de viveiros municipais e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para que os produtores cooperados tenham fácil acesso a mudas nativas para restaurar degradas. Assim, contribui na redução dos níveis de comprometimento da biodiversidade e do ecossistema utilizando-se de monitoramento, identificação e diagnóstico de áreas de risco e de nascentes que compõem as microbacias da região. Em três anos, mais de 1,5 mil pessoas foram envolvidas em projetos de educação ambiental e mais de 500 mil mudas distribuídas e plantadas. A Nossa Água já promoveu ações em 13 regiões do Paraná.
Membros do júri - A Comissão Julgadora foi composta neste ano pelos seguintes profissionais: Maria de Lourdes Viana Alves, fiscal federal do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas do Ministério da Agricultura (Mapa); Cláudio Augusto Bortolini, técnico agrícola da Emater de Minas Gerais e que representou o presidente da Asbraer e da Emater mineira, José Silva Soares; Jefferson Luis da Silva Costa, gestor do macroprograma 1 do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa; Mário Sérgio Tomazela, diretor do Grupo de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo; Marcos Antônio Matos, assessor técnico da Gerência de Mercados da OCB e do Sescoop. Pela primeira foram convidados para integrar o júri, dois profissionais de imprensa: Marcelo Leite, jornalista do Jornal Folha de São Paulo e Samuel Z. Milléo Filho, coordenador de Comunicação do Sistema Ocepar e presidente da Associação de Jornalistas do Agronegócio do Paraná (AJAP). Os trabalhos foram coordenador pelos professores da ESALQ, Pedro Jacob Christoffoleti e Paulo César Tavares de Melo. (Com informações da Assessoria de Comunicação - Andef)