ANIVERSÁRIO: Claspar faz 50 anos e aumenta programa de melhoria de grãos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O serviço de seleção de produtos agrícolas no Paraná está completando 50 anos nesta terça-feira (10/12) com a Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (Claspar) registrando recordes nas atividades de inspeção de granéis sólidos para o consumo interno e para o mercado externo.A Claspar classifica por ano em torno 14 milhões de toneladas de granéis sólidos, commodities como soja, milho e farelo de soja, para preparação de lotes padronizados para exportação. Realiza também testes para detecção de organismo geneticamente modificados em soja com propósito de direcionar o produto para os estoques segregados.
Estrutura - Contando com cinco Gerências Regionais, a Claspar possui postos de atendimento aos usuários de seus serviços abrangentes em todos os municípios do Estado do Paraná. As suas gerências estão com suas sedes em Maringá, Londrina, Francisco Beltrão, Curitiba e Paranaguá. Possui três laboratórios para Análises Físico-Químicas - Maringá, Curitiba e Paranaguá; três laboratórios de Análises de Sementes - Curitiba, Maringá e Francisco Beltrão. Todas as unidades laboratoriais atuam com um Manual da Qualidade implementado e em fase de creditação pelo Inmetro.
Defesa sanitária - Com o programa de Gestão de Qualidade sendo implementado em todas as atividades da Empresa, a Claspar vem executando o controle de trânsito de animais e vegetais com 33 postos de fiscalização localizados nas divisas com outros Estados. Esse serviço de apoio à Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Paraná, sob a coordenação do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, contribui, por exemplo, para manutenção do rebanho bovino Estado do Paraná livre de febre aftosa, com vacinação.
Histórico - Foi no dia 4 de dezembro de 1957, que o Governo Federal, através do Ministério da Agricultura e o Governo do Paraná, criaram o Serviço do Acordo de Classificação de Produtos - SAC, vinculado à Secretaria da Agricultura com objetivo de dar sustentação às políticas de valorização da produção agrícola paranaense, em especial à cultura do algodão em pluma. O produtor rural, o armazenista, o transformador e o embalador de produtos agrícolas foram disciplinados por normas de qualidade estabelecidas nos padrões oficiais editados pelo Ministério da Agricultura, recaindo sobre o SAC a missão de executar a tarefa de fiscalizar e classificar o cumprimento das normas.
Valorização da produção - Com o passar dos anos, firmou-se a concepção de que a atividade de classificação de produtos tornava-se imprescindível para a valorização da produção no ato da comercialização dos produtos. No dia 01 de dezembro de 1978, com a edição da Lei Estadual nº 7.052, foi criada a Claspar - Empresa Paranaense de Classificação de Produtos, que incorporou o acervo do SAC. A Claspar foi concebida como empresa pública de direito privado, cujo capital foi integralizado pelo Tesouro do Estado. (Agência Estadual de Notícias)