ANIVERSÁRIO: Comemorações dos 10 anos da Cooperlac movimentam Toledo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Cooperlac Cooperativa Agroindustrial, de Toledo, comemorou no último sábado (14/07) dez anos de atuação. Cerca de 1.100 pessoas participaram das comemorações, incluindo o presidente da cooperativa, Edemar Rockenbach, autoridades locais e do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski. O evento foi realizado no Teatro Municipal de Toledo. As comemorações contaram ainda com uma apresentação cultural, da Orquestra Paranaense de Viola Caipira. Koslovski, que foi convidado para fazer uma palestra aos presentes, falou sobre a atuação do cooperativismo paranaense e de sua importância no desenvolvimento do estado, fazendo um link para a atuação da Cooperlac na região nestes 10 anos de atuação.  O líder cooperativista lembrou do importante trabalho de integração realizado hoje pela diretoria da Cooperlac, especialmente com a cooperativa central, Frimesa.

História - Fundada em 15 de Julho de 1997, a Cooperlac atualmente é uma cooperativa com papel fundamental na economia de Toledo e municípios na sua área de abrangência: Toledo, Ouro Verde do Oeste, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Vera Cruz do Oeste, Quatro Pontes, Nova Santa Rosa, Maripá, Palotina, Tupãssi, Assis Chateaubriand, Cascavel, Corbélia, Braganey. A cooperativa é responsável em atender a demanda dos produtores de suínos e leite da região onde atua, através do fomento das atividades dos produtores rurais, que hoje são mais de 1900 cooperados com uma produção mensal de mais de 2 milhões de litros de leite e 1 milhão de quilos de suínos.

Investimentos – Segundo, Edemar Rockenbach, presidente da cooperativa, a cooperativa tem planejado ainda para este ano alguns importantes investimentos, como o término da construção da fábrica de rações e o início e a construção de armazéns para recebimento de cereais, este com funcionamento previsto para 2008. “A  Cooperlac passa por grandes transformações, onde não é mais possível se deter apenas nas atividades de recebimento e comercialização de produtos in natura e/ou insumos. O contexto da competitividade motivou a alteração do perfil da produção agropecuária, devido à modernização dos processos, integrado a um complexo agroindustrial  - produção de insumos agropecuários à produção de matéria-prima à industrialização à comercialização.”  Para Rockenbach, nesta primeira década de existência da Cooperlac, o objetivo principal foi alcançar resultado econômico-financeiro, sem descuidar da prestação de serviços de assistência técnica e social, orientação gerencial para o cooperado, e/ou seus familiares, tendo como objetivo o aprimoramento tecnológico voltado para a produtividade e qualidade dos processos produtivos nas atividades agropecuárias, bem estar social e desenvolvimento de seus cooperados e familiares.

Conteúdos Relacionados