AUDITORIA AMBIENTAL: Curso reúne mais de 20 participantes em Curitiba
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Encerra-se no final da tarde de hoje (21/09) o curso de legislação ambiental realizado pelo Sistema Ocepar no Hotel San Juan, em Curitiba. Os participantes estão em curso desde a última segunda-feira (18/09), num total de 40 horas. O programa incluiu diversos assuntos, entre eles o contexto da questão ambiental, os principais problemas que afetam o planeta, instrumentos de gestão ambiental, Sistema de Gestão Ambiental (SGA), visão geral da norma NBR ISO 14.001, histórico das auditorias ambientais, visão geral da norma NBR ISO 19.011, Lei estadual 13.448/02 e sua regulamentação, ciclo de auditoria, entre outros temas. O curso de auditoria ambiental divulgou uma ferramenta que as cooperativas – especialmente as agropecuárias - podem utilizar para detectar eventuais problemas ambientais e assim se adiantar, evitando autuações, multas ou processos judiciais. Além disso, ajuda as cooperativas a analisarem seus processos, minimizando custos operacionais e evitando desperdício. Existe ainda outro aspecto: a questão ambiental pode ser uma oportunidade de negócios. Isso porque às vezes alguns resíduos são descartados sem que se perceba o valor agregado que eles podem ter no mercado.
Troca de experiências – Dalila Maria Formentini Schmitt, que trabalha no abatedouro da C. Vale, participou pela terceira vez de um curso sobre questões ambientais. Ela já havia assistido aos cursos de legislação e licenciamento ambiental. “Para quem trabalha nessa área de gestão ambiental, a atualização é sempre muito importante, principalmente em relação à legislação, que constantemente é atualizada”, disse ela. Além disso, acrescentou Dalila, participar dos cursos permite a troca de experiências com funcionários de outras cooperativas, que podem ter problemas semelhantes. Assim, existe uma ajuda mútua. Gustavo Sbrissia, analista técnico e econômico da Ocepar que participou do evento, também destacou a importância da troca de experiências e idéias que o curso possibilita.
Pensando no futuro - Para Ademir Armani, da área de Recepção e Armazenagem da Cotriguaçu, o curso trouxe informações que o ajudarão a desenvolver melhorias na cooperativa, além de preservar o meio ambiente. Ele disse que atualmente é muito importante que se desenvolvam esforços para controlar a poluição e a diminuição do uso de água na indústria, por exemplo. Armani frisou a importância de aprender as definições do que pode ser impacto ambiental (resíduos jogados diretamente no solo, por exemplo). “Precisamos conscientizar a população para separar os resíduos gerados, dando o destino correto a cada um”, comentou. Na opinião de Antônia B. C. Miranda, auditora interna de Qualidade Ambiental da Unimed Curitiba, participar de cursos relacionados ao meio ambiente é muito importante. “É necessário ter um sistema de gestão ambiental e evitar desperdício e passivos ambientais. Precisamos de educação ambiental, pensando nas gerações futuras. Isso é responsabilidade, é fundamental”, comentou Antônia Miranda.