BASE FLORESTAL: Prêmio destaca as cem maiores exportadoras do Brasil

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Será realizado no dia 20 de maio, em Curitiba, a entrega do Prêmio Mérito Exportação. O evento certifica as 100 maiores empresas exportadoras, em nível nacional, do setor de base florestal - madeira, móveis, papel e celulose -, tendo como base levantamento efetuado junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A premiação é realizada anualmente com o objetivo de destacar a importância econômica do setor de base florestal e valorizar o espírito empreendedor dos empresários, que buscam no mercado externo novas opções de negócios.

Prêmio está sétima edição - A entrega do Prêmio Mérito Exportação 2008, em sua sétima edição, ocorrerá em jantar festivo no dia 20 de maio, no Estação Embratel Convention Center, na capital paranaense, com a presença de autoridades do governo federal e estadual, representantes de entidades setoriais, bem como empresários do setor e afins. A empresa premiada receberá um troféu especialmente desenhado e um diploma relativos à certificação conferida. As empresas presentes e agraciadas no Prêmio representam 80% do total exportado pelo setor, ou seja, 5% de todas as exportações brasileiras do último ano. Estas mesmas empresas representam também 40% do PIB do setor.

Realização - O evento, que conta com o apoio das principais entidades nacionais do setor, é realizado pela Revista da Madeira e organizado pela Porthus Eventos. A projeção de participantes para esta 7.ª Edição é de 1.000 pessoas, ligadas direta ou indiretamente ao setor.  Maiores detalhes no site www.porthuseventos.com.br/site/eventos/2007/premio ou pelo fone (41) 3362-1180.

Importância do setor - Mesmo diante de limitações cambiais, as exportações brasileiras de produtos de base florestal apresentaram novo recorde no ano de 2007, e neste ano continuam indicando índices positivos. No conjunto, os segmentos de madeira, móveis, papel e celulose exportaram US$ 9,07 bilhões em 2007, representando um crescimento de 10% sobre os US$ 8,2 bilhões no ano anterior. O volume também é expressivo no conjunto das exportações brasileiras, representando cerca de 7% do total nacional exportado, perdendo apenas para o complexo soja, no agronegócio. Como mercado de compra ainda existe uma forte concentração com os Estados Unidos. Do total exportado pelo complexo do setor florestal, 24% é destinado aos Estados Unidos, índice que aumenta para 34% no setor de madeira. (Imprensa Prêmio Mérito Exportação 2008)

Conteúdos Relacionados