Boletim destaca fortalecimento de laços comerciais entre Paraná e Paraguai
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), publicou, nesta sexta-feira (12/09), o Informe Semanal referente ao período de 8 a 12 de setembro. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira abaixo os destaques do boletim.
Paraná e Paraguai fortalecem laços comerciais em encontro no Palácio Iguaçu
O governador Carlos Massa Ratinho Junior reforçou nesta semana a importância da integração econômica e logística entre Paraná, Paraguai e Argentina durante encontros bilaterais com o presidente paraguaio Santiago Peña.
Na segunda-feira (08/09), em Ciudad del Este, Ratinho Junior participou da Expo Paraguai Brasil, acompanhado por empresários e lideranças regionais, onde destacou o crescimento das relações comerciais e a presença expressiva de cooperativas e empresas paranaenses no país vizinho.
Na terça-feira (09/09), a agenda teve continuidade em Curitiba, com a recepção oficial do presidente no Palácio Iguaçu.
No encontro, que contou com a participação de presidentes de cooperativas paranaenses e empresários de outros segmentos da economia relacoes_institucionais_clique_aqui_12_09_2025.pdfdo Estado, Ratinho Junior defendeu a ampliação das parcerias estratégicas em setores como agroindústria, logística e energia, citando que em 2024 o comércio bilateral superou US$ 1,4 bilhão, com expectativa de expansão nos próximos anos.
Santiago Peña destacou a complementaridade entre as economias e a proximidade cultural entre Paraná e Paraguai, lembrando que o Brasil é o maior parceiro comercial do país.
O presidente ressaltou o potencial conjunto de produção de alimentos e energia, convidando empresários paranaenses a ampliarem investimentos no Paraguai. Mencionou o compromisso do governo paraguaio em incentivar o desenvolvimento econômico, através da consolidação de mecanismos regulatórios de incentivo e desburocratização, conferindo agilidade às operações de mercado. Também salientou que seu governo tem se pautado pela neutralidade político-ideológica, abstendo-se de ações extremistas da direita e esquerda, visando a estabilidade das relações institucionais, o que confere maior segurança ao ambiente de negócios.
A reunião no Palácio Iguaçu consolidou a cooperação bilateral como estratégica para o fortalecimento produtivo da região de fronteira.
Participação da comitiva presidencial na reunião da Diretoria da Ocepar
Na sequência a comitiva presidencial, juntamente com o Governador e o Vice-Governador do Estado, participaram da reunião da Diretoria da Ocepar, ocasião em que foram destacadas as possibilidades de investimento e atuação para fomento à agroindustrialização e avanços logísticos essenciais ao crescimento econômico dos dois países.
Na oportunidade, o Governo do Estado destacou a importância das cooperativas para o desenvolvimento econômico e social do Estado, através do planejamento estratégico setorial, coordenado pela Ocepar, enaltecendo o importante papel no apoio técnico e propositivo junto ao governo.
Santiado Peña agradeceu a receptividade e reiterou a intenção do país de modernizar sua economia com foco na produção de alimentos, industrialização e produção de bens de alta tecnologia, mencionando o exemplo do Paraná, através das cooperativas, como um modelo que deve ser fortalecido.
O presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, frisou que o papel das cooperativas é de organizar economicamente as pessoas, viabilizando o desenvolvimento de sua atividade e, com isso, agregar maior renda e independência econômica. Além de apresentar os números do cooperativismo paranaense, citou projetos que podem ser fortalecidos entre Brasil e Paraguai, especialmente na área de logística e infraestrutura.
Mais
O boletim traz ainda outros destaques, como o endividamento rural e a MP 1.314/2025 e a participação de lideranças do cooperativismo no novo programa da TV Alep.
Clique aqui e confira na íntegra o Informe da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar