Boletim destaca reforma ministerial promovida pelo governo federal
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), publicou, nesta sexta-feira (07/03), o Informe Semanal referente ao período de 3 a 7 de março. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira abaixo os destaques do boletim.
Reforma ministerial no governo
O governo anunciou, na sexta-feira passada (28/02), a presidente do PT e deputada paranaense Gleisi Hoffmann como a nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), substituindo Alexandre Padilha (PT), que por sua vez assumirá o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade. Essas movimentações sinalizam uma estratégia de reposicionamento interno do governo, ainda priorizando da influência petista nos postos estratégicos da articulação política e na gestão da saúde, enquanto mantém o Centrão em uma posição secundária no núcleo ministerial. A cerimônia de posse dos novos Ministros está marcada para 10 de março.
Quem assume a vaga na Câmara?
Com a nomeação da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, uma vaga será aberta para o Paraná na Câmara dos Deputados. Gleisi é a segunda representante do PT paranaense a integrar o Poder Executivo Federal, após Enio Verri ter sido indicado para a presidência da Itaipu Binacional. A saída de Verri já havia permitido a posse do primeiro suplente da chapa petista no estado, o deputado Elton Welter, ex-vereador de Toledo.
Agora, com a saída de Gleisi, quem assume a cadeira deixada na Câmara é a segunda suplente, a vereadora de Londrina Lenir de Assis (PT). Com uma trajetória consolidada na política municipal, Lenir está em seu quarto mandato como vereadora. Sua posse será uma nova etapa da carreira dessa política profissional.
Aos 55 anos, Lenir de Assis é socióloga e tem uma longa trajetória ligada às pautas sociais e comunitárias. Sua atuação em Londrina sempre esteve voltada à inclusão social, educação e políticas públicas voltadas para as mulheres.
Mais
O boletim traz uma análise das alterações promovidas pelo governo federal e ressalta ainda os temas que integram a pauta prioritária do Congresso Nacional. Clique aqui e confira na íntegra o Informe Semanal da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar.