BRASÍLIA: Koslovski faz relato sobre contatos mantidos na capital federal

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Ao retornar nesta quinta-feira (30/08) a Curitiba, após dois dias na capital federal, Brasília, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski fez um relato sobre as principais reuniões e contatos mantidos. Ele participou de reunião do Grupo de Trabalho que analisa propostas para o endividamento agrícola. Uma dessas reuniões aconteceu ontem (29/08) no plenário da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, presidida pelo deputado Marcos Montes e que contou com a presença de 26 parlamentares, oportunidade a qual, Koslovski e mais o assessor da comissão, Nelson Vieira fizeram uma longa exposição sobre os principais pontos de um anteprojeto que será discutido e analisado na próxima semana para reestruturação das dívidas rurais. João Paulo abordou sobre as principais perdas do agronegócio nos últimos anos e Vieira detalhou a proposta de anteprojeto para o endividamento.

Prorrogação - Entre os principais pontos debatidos na comissão, Koslovski ressaltou da necessidade de cobrar do governo posição acordada em relação às medidas emergenciais de prorrogação das dívidas de 2003/04, 2004/05 e 2005/06 de custeio e parcelas dos investimentos que vencem este ano. Segundo ele, “as medidas adotadas pelo Banco do Brasil não atenderam as deliberações que foram tomadas junto ao Grupo de Trabalho”. O líder cooperativista disse que apresentou aos parlamentares que integram a Comissão de Agricultura, estudo elaborado pelo Sistema Ocepar e que foi adotado pelo Grupo de Trabalho, evidenciando a perda de renda da agricultura. Trabalho este elaborado sobre os dados da CONAB – contemplando a receita e despesas levantadas em oito estados brasileiros. “O referido trabalho servirá de base para justificar o anteprojeto de reestruturação das dívidas rurais e foi acatado como proposta do próprio grupo de trabalho” frisou Koslovski.

Prioridades - Ficou deliberado que este anteprojeto será analisado na quarta-feira (05/09) pelos parlamentares da comissão. Outra decisão é que a comissão deverá se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arlindo Chinaglia, quando serão apresentados três projetos prioritários que deverão ir a discussão no plenário. “Os deputados já definiram que este anteprojeto sobre o endividamento será um desses três projetos prioritários”, lembrou Koslovski. Em relação a proposta para criação de um Programa de Política de Renda para a agricultura, Koslovski disse que foi assumido um compromisso pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) de apresentar na próxima semana uma proposta ao coordenador do Grupo de Trabalho, deputado Abelardo Lupion. Também foi mantido na quarta-feira (29/08) um contato com o ministro das Relações Institucionais , Walfrido Mares Guia para falar sobre o setor agropecuário e suas demandas.

Reunião do Mapa – O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski também participou na terça-feira (29/08), em conjunto com dez parlamentares, de uma reunião na sede do Ministério da Agricultura (Mapa), com o ministro Reinhold Stephanes e o assessor, José Gerardo Fontelles. Na ocasião foram apresentados os principais problemas relativos as normas expedidas pelo Banco do Brasil relativas as medidas emergenciais. Ao tomar conhecimento do fato, o ministro entrou em contato com a diretoria do banco, solicitando que fossem realizadas alterações em conformidade com aquilo que havia sido debatido e acertado com o Grupo de Trabalho. Nesta reunião vários deputados se manifestaram, demonstrando suas preocupações com as normas exigidas pelo BB e que fosse respeitado o acordo. Na mesma reunião foi solicitado ao ministro uma atenção especial sobre a publicação de um decreto que regulamente o bônus das operações de investimentos. Na ocasião, Stephanes disse que já havia sido assinado tal decreto pelo presidente Lula e que sairia no Diário Oficial da União naquele mesmo dia 29/08, o que realmente se confirmou. Os deputados apresentaram também a proposta de anteprojeto sobre a reestruturação das dívidas rurais.

Trabalho - Aproveitando sua estada em Brasília, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski e o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas participaram de uma audiência com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Nesta audiência agendada a pedido do senador Osmar Dias, as lideranças cooperativistas trataram de diversos assuntos, entre eles sobre os sindicatos de cooperativas no país.

Crédito das fotos: Guida Gorga

Conteúdos Relacionados