C.VALE: Lang recebe título e destaca benefícios da industrialização

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em sessão solene, realizada pela primeira vez na cidade de Palotina, a Assembléia Legislativa do Estado do Paraná concedeu, na última sexta-feira, dia 24 de março, o título de cidadão honorário do Paraná ao presidente da C.Vale, Alfredo Lang. O Teatro Municipal da cidade ficou completamente tomado por lideranças políticas, empresariais, representantes de entidades sindicais e comunitárias, associados, funcionários e convidados, entre os quais o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.

Autoria - A concessão do título foi aprovada no final de 2005, por proposição do deputado Ademir Bier, oito meses após a inauguração das ampliações do complexo avícola C.Vale. O parlamentar justificou a iniciativa explicando que o empreendimento da cooperativa está gerando empregos, criando alternativas de renda aos produtores e favorecendo municípios do Oeste do Paraná com o incremento na arrecadação de ICMS.

Lang - Em seu discurso, Lang disse estar “feliz e envaidecido”, mas fez questão de dividir a homenagem com os cooperados e funcionários da C.Vale. “As conquistas que alcançamos são obra da união e da confiança em torno dos diversos projetos que colocamos em prática”, lembrou. Presidente da C.Vale desde 1995, o dirigente fez questão de ressaltar os benefícios sociais proporcionados pelos investimentos da cooperativa nos últimos dez anos. Ele destacou que os associados da cooperativa ganharam uma nova alternativa de renda desde que o complexo avícola entrou em operação, em 1997. A produção de frangos, observou, está ajudando a manter os produtores no campo. Ele também citou a divisão do ICMS sobre o frango industrializado entre os municípios que fazem parte do complexo avícola, classificando-o de “processo que promove a justiça tributária”.

Industrialização - A ampliação da oferta de trabalho foi outro ponto fortemente destacado por Lang. Ele revelou que o abatedouro de frangos da cooperativa emprega trabalhadores de 16 municípios paranaenses. O presidente da C.Vale fez uma projeção sobre a criação de empregos levando em conta a ampliação do abate para 300 mil aves/dia. “Ao final desta segunda etapa do complexo avícola, estaremos elevando para mais de 5.500 o número de postos de trabalho somente nas atividades ligadas à avicultura”. Para Lang, o complexo avícola “distribui renda, movimenta o comércio, gera tributos, melhora a qualidade de vida das nossas comunidades e ajuda a desenvolver o Paraná e o Brasil”. O líder da C.Vale lembrou, ainda, que a cooperativa também implantou uma amidonaria para processar raiz de mandioca e uma unidade produtora de leitões, ambas com o objetivo de criar alternativas de diversificação de atividades e de geração de renda.

Atuação - As autoridades que compareceram à sessão solene de concessão do título de cidadão honorário do Paraná a Alfredo Lang destacaram a atuação do presidente da C.Vale e os benefícios gerados pelo cooperativismo. O deputado estadual Ademir Bier, que propôs o título, observou que Lang modernizou a C.Vale e direcionou a cooperativa a investir na produção de frangos, mandioca, leite e suínos, para melhorar a renda e ajudar a fixar o produtor no campo. Ele afirmou que a C.Vale se antecipa às tendências de mercado implantando as mais avançadas tecnologias de produção e acrescentou que Alfredo Lang mostra que “com persistência é possível realizar o sonho de quem acredita em um futuro melhor”. O deputado federal Moacir Micheletto comentou que a homenagem é um fato histórico para a região e o estado, já que Lang “é uma pessoa que dedica a vida ao cooperativismo”.

Ocepar - O presidente da Organização das Cooperativas do Paraná, João Paulo Koslovski, registrou que o título é um reconhecimento ao trabalho de Lang, que também pertence ao corpo diretivo da Ocepar. “Ele transformou a C.Vale de cooperativa agrícola em cooperativa extremamente industrializada, com benefícios para milhares de produtores, propiciando à região e ao estado do Paraná um desenvolvimento ímpar, na medida em que possibilita a agregação de valor à matéria-prima”.

OCB - Para o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas, Lang é um líder determinado. Em mensagem gravada em vídeo, ele observou que “a C.Vale, sob a liderança do Lang, gera e distribui, com justiça, as riquezas, paga impostos e dá dignidade a milhares de pessoas, numa verdadeira ação de responsabilidade social”. O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, também enviou mensagem em vídeo elogiando o novo cidadão honorário do Paraná e a atuação da C.Vale. “A história da C.Vale é um caso de sucesso que tem a marca de seu grande líder. “Lang é um exemplo do que deve ser um cooperativista moderno: correto, empreendedor arrojado, atento às demandas do mercado e preocupado permanentemente com a profissionalização da gestão e dos cooperados”.

Conteúdos Relacionados