C.VALE: Produtores atualizam informações e conhecem novas tecnologias
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Associados, acompanhados por esposas e filhos, participaram ontem (15/01) do Dia de Campo de Verão da C.Vale. O evento, que está acontecendo no Campo Experimental da Cooperativa, em Palotina, se estenderá até quinta-feira, 17/01. Durante todo o dia, os visitantes estão tendo acesso a informações e novas tecnologias apresentadas por pesquisadores, representantes de empresas conveniadas e pela equipe técnica da C.Vale. Para o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, o Dia de Campo é um instrumento para transmitir informações e inovações tecnológicas e, desta forma, atualizar e melhorar o desempenho das atividades dos produtores rurais. "Reforçamos o convite a todos os associados e interessados em participar desse evento tecnológico", disse.
200 campos de experimentos - Além de visitação aos mais de 200 campos de experimentos de soja, milho, sorgo, mandioca, girassol e algodão, o público está assistindo a dezenas de palestras ministradas por técnicos e pesquisadores de empresas conveniadas.
Ocepar - Um dos destaques é a palestra promovida pelo Sistema Ocepar/Sescoop-PR e ministrada pelo professor da UFPR e Unifae, Eugênio Stefanelo, sobre as "Perspectivas e Oportunidades para o Agronegócio Brasileiro". A palestra acontece nos três dias do evento, às 13h30. Após apresentar dados de tendências mundiais, com projeções de crescimento da população e áreas de plantio, Stefanelo revela que o Brasil será o maior exportador de frango e carne bovina do mundo e o terceiro em carne suína. "Estamos vivendo um ótimo momento, mas não podemos esquecer que a época da bonança também passa e temos que estar preparados. Por isso uma alerta aos produtores: não façam grandes despesas, só comprem o necessário, paguem as contas, façam capital de giro, comercializem a produção de maneira escalonada e nunca deixem de investir em tecnologia", orienta o professor, que também é técnico da Conab.
Exposição - Sessenta fabricantes de máquinas e implementos agrícolas e 17 empresas de nutrição e saúde animal também estão mostrando novidades durante o evento. Criadores de suínos e frango e produtores de leite estão sendo orientados sobre manejo das atividades. O público também está participando de dinâmica de máquinas, exposição de bonsai, palestras sobre o uso de plantas medicinais e atividades culturais com o público infantil, com pinturas faciais e desenhos. (Com informações C.Vale)