C.VALE: Produtores conhecem novas tecnologias para milho
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Produtores que compareceram ao Campo Experimental C.Vale, no dia 2 de julho, estavam interessados em híbridos de milho que permitam reduzir o risco de prejuízos por geadas. Questionamentos sobre a capacidade de tolerância das plantas às baixas temperaturas foram muito ouvidas pelos técnicos de oito empresas produtoras de sementes de milho durante dia de campo sobre a cultura, realizado em Palotina. Essa preocupação é conseqüência dos efeitos dos danos provocados às lavouras pelas geadas de 16 e 17 de junho. Apesar de não encontrar híbridos imunes ao frio extremo, os produtores puderam conhecer bem o desempenho de 61 materiais já que as plantas cultivadas no Campo Experimental pouco foram afetadas pelas baixas temperaturas.
Planejamento - O engenheiro agrônomo da C.Vale, Enoir Pellizzaro, disse que a safrinha de milho passa por um planejamento ligado à implantação da safra de verão e que a precocidade dos híbridos como estratégia para diminuir risco de danos por geadas é apenas um dos fatores que o produtor precisa considerar. "Outros híbridos com boas perspectivas e sustentados por números de safras anteriores também têm seu espaço. Podem apresentar resultados satisfatórios desde que sejam seguidas as recomendações como época de plantio, adubação e fertilidade do solo", assegurou.
Resistência a insetos - Pellizzaro adiantou que os produtores terão híbridos de milho com resistência a insetos já para a próxima safra de verão. Essa nova tecnologia será uma importante aliada dos produtores para o controle da lagarta do cartucho, uma das pragas mais nocivas à cultura. "É uma tecnologia com resultados bastante interessantes. Tenho certeza de que vai agregar muito aos produtores", avalia. (Imprensa C.Vale)