C.VALE: Pulverização aérea garante agilidade no combate de doenças

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Numa época em que é preciso produzir o máximo para aproveitar os bons preços agrícolas e compensar as dificuldades do período 2005-2006, a aviação agrícola pode ser uma grande aliada do produtor. As vantagens aparecem ainda mais quando se precisa agir com rapidez para controlar doenças como a ferrugem asiática da soja, que se propaga com grande velocidade. A pulverização aérea também pode ser usada para aplicação de fungicidas e inseticidas para a cultura do milho.

 

A serviço do produtor - Os seis aviões agrícolas da C.Vale estão operando nesta safra para garantir a proteção que as lavouras precisam para desenvolver todo o seu potencial produtivo. Três aeronaves operam no Paraná, duas no Mato Grosso e uma no Mato Grosso do Sul. Nove técnicos coordenam as aplicações realizadas pela C.Vale nos dois estados para garantir que o serviço seja prestado com eficiência e de acordo com as recomendações da equipe técnica.

 

Vantagens - O gerente do Departamento Agronômico da C.Vale, Ronaldo Vendrame, explica que a maior agilidade da pulverização aérea em relação à tratorizada pode significar produtividade maior quando se trata de proteger a lavoura contra a ferrugem asiática, por exemplo, que pode se disseminar rapidamente e causar danos severos em curto espaço de tempo. O avião permite aplicação em qualquer fase da cultura e logo após chuvas, acrescenta Vendrame. Outras vantagens são a não-compactação do solo e a inexistência de perdas por amassamento.

2 milhões de hectares pulverizados- Desde o início das operações da aviação agrícola da C.Vale, em 1975, já foram pulverizados 2 milhões de hectares de lavouras. "Este número garante experiência e eficiência nas aplicações", diz Vendrame, lembrando que ao longo de 32 anos de atividades, a cooperativa nunca enfrentou problemas ambientais por pulverização. "Ao optar pelo serviço da C.Vale, o produtor deixa o risco do manuseio de produtos químicos a profissionais treinados e que usam os equipamentos de proteção para evitar contaminações", afirma. Vendrame garante que o custo da pulverização aérea é menor que o da aplicação tratorizada.

 

Serviços - O gerente conta ainda que a cooperativa faz a manutenção das aeronaves com seus funcionários e possui oficina homologada pelo Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A frota da C.Vale presta serviços de aplicação de fungicidas, herbicidas, inseticidas, uréia, sulfato de amônia e semeadura de forrageiras como nabo e aveia. (Imprensa C.Vale)

Conteúdos Relacionados