C.VALE: Soja apresenta boa produtividade
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O desempenho da soja está sendo bom na maioria das lavouras dos associados da C.Vale no Paraná. Segundo o engenheiro agrônomo da cooperativa, Enoir Pellizzaro, há uma variação grande de rendimento em função da irregularidade das chuvas, no ano passado, mas que, de maneira geral, "deveremos chegar ao final da safra com uma boa média". Ele explica que as variedades de ciclo mais longo foram mais prejudicadas pela escassez de chuvas e acrescenta que as lavouras que serão colhidas até o próximo final de semana deverão apresentar os melhores rendimentos. Segundo Pellizzaro, as cultivares que receberam chuvas no momento certo estão apresentando "produtividade até excepcional".
Produção de leitões é ampliada - A C.Vale vai ampliar a produção de leitões. Para isso está investindo na construção da segunda etapa da Unidade Produtora de Leitões instalada em Vila Floresta, interior de Palotina, para atender a demanda dos terminadores de suínos, que entregam os animais para abate pela Frimesa. A produção passará para 84 mil leitões/ano. O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, revela que as obras devem ser concluídas no primeiro semestre de 2008 e que os animais deverão começar a chegar aos associados em agosto.
Diversificação - Lang explica que o objetivo do investimento é "incentivar a diversificação para garantir uma renda maior aos associados". As unidades de terminação de suínos que estão sendo construídas pelos produtores contarão com esterqueiras que permitirão o aproveitamento dos dejetos para adubação das lavouras. Para Lang, os benefícios econômicos devem vir acompanhados do bom uso dos recursos naturais. "Vamos gerar renda, empregos e tributos sem prejudicar o meio ambiente. O agronegócio só pode se sustentar ao longo do tempo se usarmos bem os recursos naturais", afirma Lang. (Jornal C.Vale)