CAFÉ: Avança o ritmo de venda de café da safra 2007/08
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O ritmo de venda da safra 2007/08 está mais acelerado em relação ao ciclo anterior. Até o final de outubro, os produtores tinham negociado 57% da produção, ante 48% em igual período da safra 2006/07, segundo o relatório da Safras & Mercado, que estima uma oferta de 36,5 milhões de sacas de 60 quilos, dos quais 20,74 milhões de sacas já estariam comprometidas. A Conab estima uma oferta de 32,6 milhões de sacas.
Recuperação - Em outubro, os volumes de vendas foram maiores, com a maior volatilidade da commodity nas bolsas internacionais. No mercado interno, os preços da commodity também se recuperou, segundo informou a Safras. De acordo com a consultoria, os produtores de café também aproveitaram para escoar o produto de safras mais antigas. Neste ano até o início deste mês, o Ministério da Agricultura já realizou 20 leilões de café de sues estoques oficiais. Foram ofertadas 940 mil sacas do produto e arrematadas 896.469. O total apurado foi de R$ 180,9 milhões, que são repassados ao Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).
Pé no freio - Apesar do ritmo de comercialização mais acelerado em relação ao mesmo período de 2006/07, os produtores estão puxando o freio nas vendas, na expectativa de que as cotações do grão possam subir mais. Os preços do café tiveram forte recuperação em setembro por conta da seca, mas voltaram a cair após o período de chuvas. (Valor Econômico)