CAFÉ: Brasil e OIC assinam memorando para cooperação
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Foi assinado nesta quinta-feira (08/03), em Londres, o primeiro memorando de entendimento entre a Organização Internacional do Café (OIC) e um país-membro, o Brasil. A assinatura foi durante a 108ª sessão do Conselho Internacional do Café, promovida pela OIC, que terminou nesta quinta-feira. O memorando tem o objetivo de prestar cooperação técnica aos países em desenvolvimento que necessitam de fortalecimento da cafeicultura e de capacitação.
Identificação - A OIC deve identificar os países e as demandas a serem supridas, como, por exemplo, a criação de associações, cooperativas e mecanismos de proteção de pequenos agricultores contra variação de preços, entre outros. Os projetos serão desenvolvidos pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério de Relações Exteriores.
Demanda - O embaixador do Brasil junto aos organismos internacionais em Londres, Marcos Pinta Gama, disse que ainda não existe uma previsão de volume de recursos para esse tipo de cooperação, que vai depender da demanda dos países. Segundo ele, o orçamento da agência para 2012 é de R$ 34 milhões para todos os projetos da ABC, mas existem também recursos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). “A iniciativa foi muito elogiada pelos países produtores e pelos países consumidores. A cooperação vem num momento em que as fontes de financiamento tradicionais estão se esgotando”, afirma.
Expectativa - A expectativa é de que na próxima sessão da OIC, em setembro, já seja possível identificar alguns projetos. O diretor-executivo da OIC, o brasileiro Robério Silva, disse que o memorando é o primeiro passo para essa nova cooperação. (Valor Econômico)