CAMINHOS DO CAMPO: Biodiesel é projeto social para o Brasil, diz especialista
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Enquanto a Europa busca resolver problemas ambientais e os Estados Unidos querem reduzir a dependência do petróleo, o Brasil vê a produção de biodiesel como um projeto social, disse o palestrante do segundo encontro regional da Expedição Caminhos do Campo, Amélio Dall'Agnol, pesquisador da Embrapa Soja. O encontro reuniu 120 pessoas nesta segunda-feira à noite, em Ponta Grossa.
Empregos - Dall'Agnol considera que o sistema de produção do biodiesel emprega 20 vezes mais do que o do petróleo. O especialista citou que a cada 1% de biodiesel que se acrescenta ao diesel no Brasil, são gerados aproximadamente 45 mil empregos. A produção de alimentos, estimulada pelo aumento do consumo, recebe um impulso a mais com a tendência de uso de grãos na fabricação de combustível, acrescentou.
Soja - O produtor rural Luiz Eduardo Pilatti Rosas, presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais, perguntou se existem pesquisas para aumentar a concentração de óleo na soja, origem de 90% do que se produz de óleo vegetal no país. Segundo o palestrante, essas pesquisas não vão mudar o fato de a soja ser vantajosa como fonte de proteína (alimento).
Projeto - A Expedição Caminhos do Campo é uma realização da Rede Paranaense de Comunicação - RPC, e conta com o apoio técnico do Sistema Ocepar e da Faep e parceria com as empresas Monsanto, New Holland e Banco do Brasil. Para acompanhar o trabalho da Expedição acesse www.gazetadopovo.com.br/expedicaocaminhosdocampo ou as páginas diárias da Gazeta do Povo. (Gazeta do Povo)