CAMINHOS DO CAMPO: Conhecimento garante rentabilidade ao produtor, diz presidente da Coopavel
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cerca de 350 produtores da região Oeste do Paraná participaram na noite de segunda-feira (17/09), em Cascavel, da primeira reunião técnica do projeto Expedição Caminhos do Campo, do jornal Gazeta do Povo. O projeto conta com o apoio do Sistema Ocepar, Faep, Banco do Brasil, New Holland e Monsanto. Realizado no auditório da Coopavel, o encontro foi aberto pelo presidente da cooperativa, Dilvo Grolli, e contou ainda com a presença do analista da Conab e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Eugênio Stefanelo, que falou sobre o mercado de grãos na Safra 2007/08.
Conhecimento - "Encontros como esses são muito importantes porque proporcionam um tipo de ´insumo` que não se utiliza no campo, porém, é extremamente necessário no momento da comercialização, porque é o que garante a rentabilidade ao produtor. Este insumo chama-se conhecimento", disse Grolli. A busca de informação também permite que o produtor desperte para alguns fatores como, por exemplo, a necessidade de ter cautela, mesmo em momentos em que o cenário está favorável para a agricultura. "Quando o mercado está em alta, as pessoas se deixam levar pelos bons preços e esquecem de avaliar os riscos", ressalta.
Estiagem - Outro assunto destacado por Grolli durante a reunião envolve um problema que vem preocupando os agricultores: o clima. "Em função do fenômeno La Ninha, estão ocorrendo chuvas em menor intensidade e irregulares. Por isso, é necessário o plantio escalonado e também que os produtores busquem proteção nos seguros", aconselha.
Levantamento técnico-jornalístico - O projeto Expedição Caminhos do Campo foi lançado ontem, em Curitiba, com a presença do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. O objetivo da ação é fazer um levantamento técnico-jornalístico sobre as tendências da produção agrícola para a próxima safra de verão. Trata-se de uma continuidade da expedição Rumos da Safra, realizada no ano passado. Segundo o coordenador do projeto, Giovani Ferreira, na prática é uma sondagem em dois momentos: no início e no final da colheita.
Programação - A segunda reunião técnica da expedição será no dia 24 de setembro, em Ponta Grossa com a palestra: Alimentos e Biodiesel, com Amélio Dall'Agnol, pesquisador da Embrapa Soja. Tanto o local quanto o horário ainda precisam ser confirmados. As demais reuniões aconteceram nas seguintes cidades: Londrina (03/10), Campo Mourão (08/10), e Guarapuava (10/10).
Outros estados - Neste ano, além do Paraná o projeto percorrerá o Cerrado, em cinco estado brasileiros: Pará, Maranhão, Piauí, Bahia e Tocantins, mais o Distrito Federal. O roteiro no Paraná será cumprido em duas etapas da Expedição, enquanto no Cerrado é contemplado apenas no final da safra. A pretensão estatística do projeto é limitada ao Paraná. O propósito fora do estado é buscar um contraponto em outra fronteira agrícola. Na edição do ano passado, além do Paraná a equipe da Gazeta do Povo percorreu o estado do Mato Grosso, no Centro-Oeste.
Informações - Para acompanhar o trabalho da Expedição Caminhos do Campo acesse www.gazetadopovo.com.br/expedicaocaminhosdocampo ou as páginas diárias da Gazeta do Povo.