CAMINHOS DO CAMPO: Expedição discute o clima na Safra 2007/08
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Expedição Caminhos do Campo/Gazeta do Povo, que tem o apoio técnico do Sistema Ocepar e da Faep, está no Norte do Paraná (1.º a 5 de outubro), onde vai intensificar as discussões sobre o clima na safra 2007/08. A região responde, em média, por 27% da área cultivada com soja e 20% da área com milho no estado. De Jacarezinho a Maringá, passando por Cornélio Procópio, Londrina, Apucarana e Ivaiporã, a divisão territorial norte da Secretaria Estadual da Agricultura (Seab) é a primeira na produção da oleaginosa e a segunda no ranking do cereal.
Influência do La Nina - Para Londrina a Expedição leva a palestra "Tendências do clima na safra 2007/08", com o meteorologista Luiz Renato Lazinski, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Entre outras abordagens, ele vai falar sobre o La Niña, fenômeno que vai influenciar o clima em todo o ciclo produtivo da safra de verão. Na região Norte a equipe visita propriedades, cooperativas e sindicatos rurais. Também está programada uma reunião com pesquisadores da Embrapa Soja. A palestra sobre o clima ocorre às 19h30 de quarta-feira, na Associação Atlética do Banco do Brasil.
Agroenergia - Na segunda edição da série de reportagens sobre a safra 2007/08, publicada nesta terça-feira no jornal Gazeta do Povo, a Expedição Caminhos do Campo discute as dificuldades para a consolidação da política de biodiesel no país. A três meses do marco legal de implementação do programa, que prevê a adição de 2% de óleo vegetal ao diesel comum, o Brasil ainda questiona a sua vocação para a produção do biocombustível. No caderno Caminhos do Campo desta terça-feira, analistas, técnicos e produtores falam da sua expectativa e da relação direta do biodiesel com o agronegócio brasileiro.
Acompanhe a Expedição - Para acompanhar o trabalho da Expedição e ter outras informações sobre como está o mercado e o plantio de milho acesse o endereço www.gazetadopovo.com.br/expedicaocaminhosdocampo. O link da Expedição está disponível também na página inicial do site da Faep - www.faep.com.br. (Gazeta do Povo)