CAMINHOS DO CAMPO: Lançada em Curitiba expedição técnica-jornalística

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Durante um café da manhã realizado nesta segunda-feira (17/09), com a presença do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, foi lançado em Curitiba o projeto Expedição Caminhos do Campo do jornal Gazeta do Povo, que com o apoio do Sistema Ocepar, Faep, Banco do Brasil, New Holland e Monsanto, fará um levantamento técnico-jornalístico sobre as tendências da produção agrícola para a próxima safra de verão. Esta expedição é uma continuidade aquela que foi realizada no ano passado, Rumos da Safra e segundo o coordenador do projeto, Giovani Ferreira, na prática é uma sondagem em dois momentos: no início e no final da colheita. "Nesta primeira etapa iremos antecipar as tendências da atual safra como área, produtividade, clima e mercado. Na fase seguinte, a equipe de técnicos e jornalistas voltam ao campo para avaliar o desempenho da produção e verificar se as tendências antecipadas foram confirmadas", frisou. Para o ministro Reinhold Stephanes, a Rede Paranaense de Comunicação merece todos os aplausos por esta iniciativa, "por se tratar um projeto sério e bem fundamentado, especialmente por demonstra o interesse pelo agronegócio e suas tendências futuras", disse.

Presenças - O evento contou com a presença da vice-presidente da RPC, Ana Amélia Filizola, do superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, do diretor da Faep, Livaldo Gemin, do superintendente do Banco do Brasil, Danilo Angst e demais parceiros e convidados. Ricken lembrou que esta iniciativa do jornal Gazeta do Povo é muito bem recebida pelas cooperativas paranaenses, parceiras no fornecimento de toda e qualquer informação para que a expedição venha ter o mesmo sucesso alcançado na edição anterior. "Somos parceiros desta idéia desde o início e estamos dando todo o apoio técnico necessário, inclusive com profissionais da área técnica acompanhando e assessorando o projeto nas viagens a campo junto com os jornalistas". Ele também destacou que os resultados a serem obtidos traçarão um panorama sobre as reais expectativas de plantio da próxima safra. "Este resultado interessa a todos os demais parceiros, pois será a tradução do que o homem está pensando no campo e que rumos a safra estará tomando, tão logo seja colhida as culturas de inverno. Ao mesmo tempo que estaremos levando informações aos produtores, estamos buscando suas expectativas com relação ao próximo plantio", salientou Ricken.  Ele também disse que o setor tem algumas expectativas e preocupações, principalmente com relação aos custos de produção, comercialização, endividamento dos produtores entre outros.

Campanha - O superintendente aproveitou para enaltecer a parceria firmada junto a RPC na campanha institucional de marketing: cooperativas, orgulho do Paraná, que está sendo veiculada em todas as emissoras e jornais do grupo. Ricken agradeceu a vice-presidente da RPC, Ana Amélia Filizola pela atenção que tem sido dada para o cooperativismo paranaense e que vem sendo reforçado através desta iniciativa inédita que é a Expedição Caminhos do Caminhos do Campo.

Outros estados - Neste ano, além do Paraná o projeto percorrerá o Cerrado, em cinco estado brasileiros: Pará, Maranhão, Piauí, Bahia e Tocantins, mais o Distrito Federal. O roteiro no Paraná será cumprido em duas etapas da Expedição, enquanto no Cerrado é contemplado apenas no final da safra. A pretensão estatística do projeto é limitada ao Paraná. O propósito fora do estado é buscar um contraponto em outra fronteira agrícola. Na edição do ano passado, além do Paraná a equipe da Gazeta do Povo percorreu o estado do Mato Grosso, no Centro-Oeste. "A idéia é que a cada ano o projeto visite uma região diferente, além do Paraná, até cobrir todo o país", destaca Giovani Ferreira.

Cascavel - A primeira das reuniões técnicas acontece nesta segunda-feira (17/09), as 19h30, no auditório da Coopavel, em Cascavel, com a palestra O mercado de grãos na Safra 2007/08, com Eugênio Stefanelo, analista da Conab e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ponta Grossa - A segunda reunião técnica da expedição que tem o apoio da Ocepar, será no dia 24 de setembro, em Ponta Grossa com a palestra: Alimentos e Biodiesel, com Amélio Dall'Agnol, pesquisador da Embrapa Soja. Tanto o local como o horários estão para ser confirmados

Londrina - A terceira etapa de reuniões regionais é em Londrina, dia 3 de outubro, as 19h30 na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) - Av. Comandante João Ribeiro de Barros, 471 - Bairro Aeroporto as com uma palestra sobre meteorologia, com Luiz Renato Lazinski, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia do Mapa, com o tema: Tendências do clima na Safra 2007/08.

Campo Mourão - No dia 8 de outubro será a vez de Campo Mourão receber a Expedição Caminhos do Campo. A reunião acontece no Parque de Exposições no Recanto do Criador, as 19h30 com palestra também sobre Tendências do clima na Safra 2007/08, com Luiz Renato Lazinski, meteorologista do Inmet.

Guarapuava - A última série de encontros promovido pelo jornal Gazeta do Povo e Expedição Caminhos do Campo e com apoio da Ocepar e Faep será em Guarapuava, com a palestra "o mercado de grãos na safra 2007/08", com Eugênio Stefanelo, analista da Conab e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Este encontro acontece no Hotel Küster - Rua Getúlio Vargas, 163 as 19h30.

Conteúdos Relacionados