CAPACITAÇÃO: Em Castro, evento reúne 40 participantes do programa de formação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Estiveram reunidos, nesta sexta-feira (04/11), na sede da Castrolanda, em Castro (PR), 40 dirigentes e lideranças de cooperativas dos três grupos que já participaram do Programa de Formação de Executivos e Líderes. Na noite desta quinta-feira (03/11), foi realizado um jantar de confraternização no hotel Buganvile. Participaram o presidente da Castrolanda, Frans Borg, o superintendente do Sescoop Nacional, Luiz Tadeu Prudente Santos, o diretor do Sebrae Paraná, Júlio Dagostini, e o superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa. “Essa iniciativa, que tem o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), é muito importante para preparar melhor as lideranças do cooperativismo no Paraná, que já é um exemplo para o Brasil”, disse Tadeu.

 

Desafios – Segundo Dagostini, os grupos ainda tem muitos desafios a enfrentar. “Cada liderança ou dirigente tem a missão de repassar os conhecimentos adquiridos ao longo do programa e também com as viagens de intercâmbio para a realidade de suas cooperativas”, ressaltou.

 

Melhoria da gestão – O superintendente adjunto da Ocepar afirmou que a organização se preocupa com o preparo das lideranças para a melhor gestão das cooperativas. “Com o surgimento do Sescoop, esse trabalho se intensificou e, com a parceria com o Sebrae e OCB, foi possível realizar esse importante programa. Estamos preparando as lideranças de amanhã do cooperativismo, afinal, a sucessão é importante não só na atividade fim do cooperado mas também na própria cooperativa”, disse Costa.

 

Satisfação - Para o presidente da Cooperativa Nova Produtiva, Tácito Bardazzi Júnior, que participou do programa, foi uma grata satisfação conhecer de uma forma mais direta algumas lideranças e também estreitar o relacionamento com  cooperativas de outros ramos. “O mais importante é que a Ocepar se preocupa em formar pessoas e o programa tem essa função”, frisou.

 

Programação – Na manhã desta sexta-feira, os integrantes das três turmas do Programa de Formação assistiram à palestra do economista e professor doutor da Universidade Positivo, José Pio Martins, que falou sobre os impactos causados pela mudança de cenário no Brasil, repercutindo os desdobramentos do atual momento internacional. Também houve uma apresentação sobre a Castrolanda. Depois, eles discutiram o plano de ações de 2012 e visitaram a cooperativa. O evento foi encerrado com um almoço. 

{gallery}noticias/2011/Novembro/4/2011114145327/{/gallery}

Conteúdos Relacionados