CAPAL: Gestão eficiente e leite de qualidade; o exemplo da família do cooperado Marinus Teunis Hagen Filho

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

capal 16 11 2021Eficiência na gestão e excelência na qualidade do leite são características da propriedade do cooperado da Capal, Marinus Teunis Hagen Filho, de Arapoti (PR). Em agosto deste ano, Marinus foi reconhecido no prêmio Leite de Qualidade da cooperativa em primeiro lugar de sua categoria (4001 a 6000 L/dia) e com pontuação máxima. Quem vê o bom êxito, no entanto, não imagina que há cerca de sete anos o produtor teve de recomeçar. “Em 2010, tivemos a infelicidade de o rebanho contrair tuberculose. Tive de começar do zero. Foram dois anos de vazio sanitário e mais dois anos até os animais começarem a produzir”, conta. No entanto, a fatalidade não o impediu de continuar na atividade com o mesmo empenho de antes.

Bons resultados - E o olhar voltado para o futuro com determinação está produzindo bons resultados. Entre eles, os investimentos na propriedade, que antes usava somente o sistema free stall e, com a construção de um novo barracão, começou a usar também o compost barn. Além dos investimentos já feitos e dos que ainda vêm por aí, uma das metas também é aumentar o plantel. Atualmente, Marinus tem mais de 160 animais em lactação, com médias de produção que variam de 35 a 37 L/vaca/dia. O produtor conta que a instalação do novo sistema influenciou as médias de produção. “Desde ano passado, com o compost, as médias aumentaram. Principalmente no verão, o conforto animal é muito grande”, comenta.

Reconhecimento - Quando perguntado sobre o “segredo” para o sucesso na produção leiteira, Marinus afirma que o mais importante é ter dedicação e trabalhar em equipe. Na gestão dos funcionários, bem como em outras áreas, ele conta com o suporte da esposa, Patrícia: “A parte de bezerras e novilhas é com ela. Ela gosta muito, se uma bezerra nasce de madrugada, ela vai, prepara o colostro, não tem hora ruim. A parte de RH também, ela sabe lidar com as pessoas”, conta Marinus. Falando sobre Recursos Humanos, a motivação da equipe é uma das estratégias usadas para manter os bons índices de qualidade do leite. “Uma coisa que a gente trabalha bastante é com a premiação. Uma parte dos recursos que eu ganho com a qualidade do leite é repassada para os funcionários”, explica. Porém, ele reitera que somente o dinheiro não basta.

Rentável - Apesar de não ignorar algumas inconveniências, como os custos de manutenção com serragem e ventiladores, e questões de manejo que exigem atenção, ele atesta que o compost barn é rentável: “Os animais gostam muito. Se colocar na ponta do lápis, o lado positivo é maior que o negativo. Também implantei com o objetivo de aumentar a longevidade, assim, o custo é diluído no tempo que o animal permanecer”.

Capacitação - Para ter a dedicação esperada, é necessário gostar do que se faz. Além disso, a capacitação dos funcionários também é levada a sério na propriedade. Jéssica Quirino, supervisora de qualidade do leite na Capal, relata que promoveu treinamentos para a redução do uso de antibióticos. Com os cursos oferecidos, o objetivo foi alcançado: a equipe ganhou conhecimento e ferramentas adequados para evitar casos de mastite e reduzir o uso dos medicamentos, o que significa menos descarte de leite, menos impactos para o meio ambiente e menos gastos com antibióticos. Por último, mas não menos importante, Marinus aponta que é necessário ter fé: “sempre pedimos para Deus nos agraciar com sabedoria e saúde. Sem Deus, não somos nada.” (Imprensa Capal)

 

Conteúdos Relacionados