COAGEL: Agrônomo apresenta trabalho na Fertbio 2008
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O engenheiro agrônomo José Carlos Denck, que presta assistência técnica no entreposto da Coagel, em Rancho Alegre D´Oeste, esteve participando da FertBIO 2008, no Centro de Eventos, em Londrina, no dia 18 de setembro último, ocasião em que apresentou um trabalho sobre Adubação com Enxofre para a Cultura da Soja em Solo da Região de Goioerê. José Carlos Denck teve seu trabalho inscrito e aceito para ser apresentado neste evento, em forma de congresso, onde foram apresentados os trabalhos mais recentes relacionados à fertilidade dos solos brasileiros, nutrição de plantas e biologia do solo. Participaram da FertBIO 2008, evento que trata sobre a reunião brasileira de fertilidade do solo e nutrição de plantas, bem como a reunião brasileira de biologia do solo, os mais importantes cientistas, acadêmicos e profissionais das ciências agrárias do país e do exterior. Desta forma, a Coagel Cooperativa Agroindustrial demonstrou mais uma vez a qualidade dos profissionais que fazem parte do seu quadro técnico, buscando sempre a excelência na aplicação da tecnologia que leva a seus cooperados, através da assistência técnica.
O trabalho - Um experimento de campo foi realizado no município de Rancho Alegre D´Oeste-PR, em LATOSSOLO VERMELHO Distrófico com teor de argila de 450g kg-1. Foram avaliadas efeitos das doses 0, 30, 60, 90, 120, 150 kg há-1 de enxofre (S) e das suas fontes, gesso (15% S) e S-80 (80% S). O experimento foi conduzido no delineamento experimental blocos ao acaso, em 4 repetições. Houve resposta à aplicação de enxofre na cultura da soja, não sendo observado efeito de fontes de S. A dose requerida para a produtividade máxima foi de 94,7 kg/ha de enxofre.
Conclusões - O solo em questão , um LVd apresentava 5,45 mg dm-3 de enxofre(S), na camada de 0 a 20 cm,os quais são considerados baixos. A resposta à aplicação de S observada neste solo confirma a deficiência. Neste experimento foram utilizadas duas fontes de S: o gesso que contém Ca e o S-80 que não contém Ca. Contudo, foi observada resposta significativa a doses, independentemente da fonte. A não interação fonte versus dose mostra que o efeito preponderante foi devido à adição de S, e não aos efeitos benéficos complementares ocasionados pelo gesso. O trabalho demonstrou resposta à aplicação de enxofre na cultura da soja em solo LATOSSOLO VERMELHO Distrófico, textura argilosa, com teor de enxofre < 6,0 mg dm-3 , na camada de 0 - 20 cm de profundidade. A dose estimada para a máxima produção física foi de 94,7 kg há-1de S.
Legenda
José Carlos Denck, engenheiro agrônomo especializado em Solos, Nutrição de Plantas e Produção Vegetal
José Carlos Denck com o Professor e Doutor em Solos do departamento de agronomia da Universidade Estadual de Maringá - UEM, Antonio Saraiva Muniz
(Imprensa Coagel)