COAGEL: Cooperativa descarta material tóxico

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Coagel Cooperativa Agroindustrial promoveu o descarte de aproximadamente duas mil lâmpadas de vapor de mercúrio e sódio. A cooperativa recolheu as lâmpadas em todas as suas unidades, principalmente na indústria de fiação, e as enviou para reciclagem em Chapecó, Santa Catarina. O trabalho foi realizado pela empresa especializada Cetric – Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais. De acordo com o Tecnólogo Ambiental da Coagel, Eduardo Gomes, a reciclagem consiste na destruição e segregação dos elementos que compõe as lâmpadas, originando pó de vidro que é utilizado na indústria cerâmica. Além disso, as partes metálicas são enviadas para a indústria metalúrgica e o mercúrio é depositado no aterro industrial licenciado. Para Eduardo Gomes, esta é uma forma da Coagel cumprir com a legislação vigente, em especial a Lei número 12.493/99 que dispõe sobre princípios, procedimentos, normas e critérios referentes à geração, acondicionamento, armazenagem, transporte e destinação final dos resíduos sólidos no Estado do Paraná, bem como reiterar seu comprometimento com as questões ambientais, colaborando com a preservação ambiental em nossa região. “As lâmpadas contém vapor de mercúrio e sódio”.

Material pesado - O mercúrio é um metal pesado, classificado como resíduo “classe um”, altamente prejudicial à saúde humana, provocando doenças no sistema nervoso, problemas nos rins e má formação de fetos”, esclarece Eduardo Gomes. Ele destaca que  isso justifica a importância da destinação consciente deste resíduo. “Infelizmente as empresas, de um  modo geral, não estão atentando para o perigo e descartam esse material em locais não apropriados”, conta. Para o descarte deste material junto à Cetric, a Coagel teve um custo aproximado de 900 reais, tendo direito ao recebimento de um certificado de processamento de lotes assinado pela equipe técnica da referida empresa.

Início - A iniciativa de recolhimento, armazenamento e destinação ambientalmente correta de lâmpadas foi iniciada pela Coagel em 2003, quando na ocasião foram descartadas em torno de 500 lâmpadas. Vale destacar que outras ações em favor do meio ambiente vêm sendo desenvolvidas pelo departamento de Meio Ambiente da Coagel que tem dado um assessoramento técnico aos cooperados quanto ao cumprimento das leis ambientais. (Imprensa Coagel)

Conteúdos Relacionados