COAGEL: Cooperativa sedia reunião para tratar sobre o 15º Jovemcoop
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Técnicos da área de cooperativismo de 15 cooperativas do Paraná, estiveram reunidos na manhã desta quinta feira (06/04) na sede administrativa da Coagel. Presidida pelo gerente de Desenvolvimento Humano do sistema Ocepar/Sescoop, engenheiro agrônomo, Leonardo Boesche, a reunião serviu para tratar a pauta do próximo Jovemcoop – Encontro de Jovens Cooperativistas do Paraná. O evento será realizado no meado do próximo mês de julho e, diferentemente dos anos anteriores, quando uma cooperativa escolhida sediava o encontro, este ano o mesmo será realizado por conta e auspícios do sistema Ocepar/Sescoop. A Coagel sediou este evento em 2001, com a realização do 10º Jovemcoop, onde contou com a participação de cerca de 500 jovens, filhos de agricultores, de todo o Paraná.
Expectativa - Conforme Leonardo Boesche, a expectativa é reunir neste ano cerca de 600 jovens, cujo tema principal será política e cidadania. “Precisamos politizar cada vez mais os nossos jovens, para que, num futuro bem próximo, possamos extinguir de vez os problemas que nos cercam nesta área”, destacou Boesche. De acordo com o assessor da Ocepar, a primeira edição do Jovemcoop ocorreu em 1991 e, de lá para cá, o evento foi realizado todos os anos de forma ininterrupta, despertando cada vez mais o interesse da juventude ruralista.”O jovem é a garantia da seqüência da cooperativa. É a garantia da perenidade das nossas cooperativas e o encontro de jovens é a discussão da participação deles dentro deste processo, deste contexto. Por isso, acreditamos que é de vital importância a realização anual deste evento”, frisou Leonardo.
Liderança Feminina - A reunião também serviu para tratar dos últimos detalhes do 3º Encontro de Lideranças Femininas que a Coagel irá sediar em maio, em Goioerê, com o apoio do Sescoop/Pr. O encontro, que deverá acontecer nos dias 18 e 19 de maio, cerca de 130 mulheres, coordenadoras de seus movimentos femininos nas cooperativas, estarão participando do mesmo. “Serão dois dias de intensa movimentação onde as lideranças femininas terão palestras e oficinas de trabalho com assuntos relacionados ao momento atual, como por exemplo, o meio ambiente, a crise na agricultura e o cooperativismo como um todo”, destacou Leonardo Boesche. (Imprensa Coagel)