COAMO: Cooperativa é homenageada com a Comenda 10 de Outubro
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com a presença de autoridades, lideranças empresariais e de entidades do município, diretoria, cooperados e funcionários, a Coamo recebeu na noite de quinta-feira (26/09) a "Comenda 10 de Outubro" - a mais alta honraria concedida a uma empresa ou entidade pelo Poder Legislativo do Município de Campo Mourão. O vereador Sidnei de Souza Jardim foi o autor da proposição do título à cooperativa, que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.
Audiovisual - Antes do início da Sessão Legislativa, os presentes assistiram ao audiovisual da Coamo, que mostrou um pouco da sua história e dos serviços disponibilizados para o desenvolvimento dos cooperados. Durante a Sessão, além do presidente da Coamo, Aroldo Gallassini, compôs a mesa de honra os vereadores Eraldo Teodoro de Oliveira, presidente da Câmara Municipal, e Sidnei Jardim, o prefeito Nelson Tureck, o Juiz de Direito Ruy Antonio Cruz e o Padre Pedro Speri, representando o Bispo Diocesano Dom Mauro Aparecido dos Santos.
Maior riqueza - Segundo o vereador Sidnei Jardim a Coamo simboliza muito para Campo Mourão. O vereador narrou a história da cooperativa lembrando o início de tudo: dos pioneiros, dos primeiros armazéns e entrepostos, e também da entrada da cooperativa na área industrial no início da década de 80. Em seu discurso, o vereador fez também uma homenagem aos funcionários da cooperativa que, na sua opinião, são exemplos de caráter, respeito, profissionalismo e credibilidade, valores que se transferiram da empresa para eles. "Os nossos parabéns à Coamo, esta homenagem é justa e merecida."
Orgulho - O prefeito Nelson Tureck manifestou em seu pronunciamento a satisfação de ser prefeito de uma cidade que tem a Coamo como a sua maior empresa. "Campo Mourão completa 60 anos e merece uma cooperativa como a Coamo, que é sinônimo de trabalho e nobreza, e também exemplo de administração, que realiza projetos sociais e econômicos em favor dos seus cooperados", afirmou lembrando ainda que a presença da cooperativa nos municípios gera riqueza e aumenta os valores do ICM`s. "Parabéns a Coamo, nosso orgulho e nosso símbolo."
Patrimônio da comunidade - O presidente da cooperativa, Aroldo Gallassini agradeceu a honraria e o reconhecimento. "A Coamo, por toda a sua trajetória, já se tornou um patrimônio da comunidade mourãoense", afirma. Galassini lembrou em seu discurso os 79 cooperados pioneiros - alguns estavam presentes à Sessão Legislativa - e da passagem do ciclo da madeira para o ciclo da agricultura. O presidente destacou também que a união de todos os cidadãos transformaram Campo Mourão na cidade que hoje é sede de um município destaque no cenário agrícola brasileiro e berço de novas tecnologias agrícolas que se tornaram exemplo para o Brasil.
Renome Internacional - No encerramento da Sessão Legislativa, o presidente da Câmara Municipal, Eraldo Teodoro de Oliveira, destacou a necessidade de pelo menos sete votos para que uma empresa ou entidade seja agraciada com a Comenda 10 de Outubro. "No caso da Coamo a votação foi por unanimidade - 10 vereadores. A Coamo é uma cooperativa de renome internacional e que temos de aplaudir. Todos os seus processos do plantio à comercialização, passando pela industrialização e seus alimentos são marcas registradas no cooperativismo brasileiro", (Imprensa Coamo)