COAMO: Cooperativa e IAP firmam nova parceria para recomposição da Mata Ciliar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Renovação - A iniciativa foi amplamente produtiva, o que culminou na renovação da parceria entre a Coamo e o IAP para 2008. A assinatura do novo convênio aconteceu nesta quinta-feira (13), na sede da cooperativa, em Campo Mourão. Entre os presentes esteve a diretoria da Coamo, o diretor de Desenvolvimento Florestas do IAP, Paulo Roberto Valente Cassola, e o chefe regional do IAP em Campo Mourão, Ricardo de Jesus Carvalho. "A maior vitória deste programa é o fato de que não houve falta de mudas, de qualidade, para serem disponibilizadas aos produtores rurais. E a parceria com a Coamo é uma grande oportunidade de otimizar ainda mais o nosso trabalho e alcance do programa no meio rural", explica Cassola.
Consciência verde - O diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, diz que a recomposição das matas ciliares é uma questão de consciência do produtor rural. "O grande segredo deste trabalho é adequar a cultura de cada um de nós com as leis ambientais de preservação da natureza", argumenta, considerando que a quantidade da água doce no mundo está diminuindo e que deve haver uma conscientização de todos para que não falte água no planeta.
Apoio técnico - Dentro do trabalho de difusão, o quando técnico da cooperativa tem colaborado no desenvolvimento do programa, orientando os associados a preservar ou recuperar as áreas de mata ciliar. E o instituto fornece, no mínimo, 150 mil mudas, gratuitamente, para serem utilizadas pelos cooperados da Coamo.Cerca de 20 espécies diferentes mudas de árvores nativas estão sendo entregues aos associados, através da parceria, que têm procurado os Detec's da cooperativa na região de Campo Mourão. Entre as mais conhecidas estão perobas, canafístulas, gorucais, cedros, guavirovas e pitangas. (Imprensa Coamo)