COAMO: Eventos reuniram 1,5 mil mulheres do PR, SC e MS
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A participação da família dentro do cooperativismo vem crescendo nos últimos anos e é um dos pilares para o sucesso deste movimento que congrega mais de 800 milhões de pessoas em todos os continentes. Com o slogan "família cooperada conhecendo melhor a sua cooperativa", recentemente, a Coamo promoveu uma série de eventos reunindo mulheres de todas as regiões da sua área de atuação. Dentro do Programa Coamo de Integração da Família Cooperativista, 1,5 mil mulheres cooperadas e esposas de cooperados dos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul visitaram a administração central e o parque industrial da cooperativa em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná.
Objetivos - O programa tem entre seus objetivos aumentar o conhecimento sobre a política de trabalho e o funcionamento da Coamo através da sua estrutura organizacional e dos benefícios que são disponibilizados aos cooperados visando o incremento de produtividade, renda e qualidade de vida. "Também apresentamos à família cooperada o panorama atual e as perspectivas da agricultura brasileira, bem como a importância do cooperativismo que gera desenvolvimento, resultados e o bem-estar humano e social", disse o diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.
Agenda - As cooperadas e esposas de cooperados foram recepcionadas pela diretoria da Coamo, assistiram ao audiovisual da cooperativa e em seguida a uma importante palestra proferida por José Aroldo Gallassini, com os temas: "Cooperativismo: uma filosofia de vida" e "As razões de sucesso da Coamo". Em seguida, elas conheceram o funcionamento da superintendência Comercial, com ênfase para as gerências de Alimentos e Comercial, versando sobre os mecanismos disponíveis para a comercialização dos produtos agrícolas.
No período da tarde, visitaram o parque industrial da cooperativa e conheceram o processo de produção das indústrias de fios de algodão, refino e envase de óleo de soja, e margarinas, observando os padrões de qualidade para a fabricação dos produtos e alimentos que são colocados no mercado interno e externo com as marcas Coamo e Primê.
Sucesso - Nas palestras para as visitantes, o presidente da Coamo destacou os princípios do cooperativismo, bem como os direitos e deveres dos cooperados e os serviços oferecidos pela Coamo para o sucesso das atividades dos seus cooperados. "O cooperativismo é um movimento muito importante, que gera educação, tecnologia, produtividade, renda e melhoria das condições de vida do quadro social. Praticamos um cooperativismo de resultados para a satisfação de todos os cooperados e familiares".
Avaliação positiva - Para o presidente da Coamo, uma vez conhecendo melhor o agronegócio e o cooperativismo, as mulheres podem ajudar e apoiar seus familiares - esposos e filhos, na administração da propriedade e dos seus negócios. Segundo ele, a avaliação dos eventos promovidos junto à família cooperada é muito positiva, possibilitando maior estreitamento entre todos - diretoria e família cooperada. "Estamos junto com os cooperados e familiares o ano todo e este evento fortalece os laços de amizade e de integração entre a família Coamo. Temos a certeza que as visitantes estão mais conscientes e participativas, conheceram melhor a sua cooperativa e passam a ver o cooperativismo com outros olhos. E isso é muito bom para o sucesso da Coamo e do cooperativismo", considera Gallassini. (Imprensa Coamo)