COAMO: Fazendeiros da África do Sul visitam a cooperativa
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coamo Agroindustrial Industrial recebeu na manhã de hoje (26/02), em Campo Mourão, a visita de um grupo de 21 fazendeiros da África do Sul. Eles estão no Brasil conhecendo um pouco do cooperativismo e da agricultura brasileira. No sábado, visitaram a Embrapa Soja e propriedades em Londrina e após a visita à Coamo estarão se deslocando para Foz do Iguaçu e propriedades na Argentina, antes do retorno à África do Sul. O grupo sul-africano é formado por criadores de gado de Corte e leite, e produtores de grãos (milho, girassol e soja), com propriedades em média de 3.000 hectares.
Agenda - Na manhã de hoje eles assistiram ao audiovisual da cooperativa e conheceram a estrutura administrativa, os projetos e serviços desenvolvidos em prol dos cooperados. Foram recepcionados pelo presidente Dr. Aroldo e conheceram também à área de Comercialização. No final da manhã visitaram o parque industrial com destaque para as indústrias de soja, refino e margarina.
Repercussão - Para Schalk Stapelberg, um dos produtores líderes do grupo sul-africano, a visita ao Brasil está sendo ótima, com grandes resultados e conhecimentos. "Estamos caminhando para a transformação das nossas áreas de plantio convencional em plantio direto e muito interessados na produção de biodiesel através da soja", disse. Segundo ele, os produtores daquele país não contam mais com serviços das cooperativas. Há 7 anos, o governo passou a interferir e controlar diretamente a produção dos agricultores da África do Sul. "Quando vemos uma cooperativa como a Coamo ficamos com saudades do tempo em que tinhamos cooperativas. Estamos impressionados não só com o tamanho da Coamo, mas também com a sua administração e os benefícios que ela leva até os seus membros. Vocês devem se orgulhar de uma cooperativa como esta, pois aqui os associados têm tudo o que precisam para produzir, numa grande parceria."
Visita - Ainda esta semana, a Coamo receberá mais uma visita internacional. Amanhã (terça-feira) será a vez de agricultores espanhois conhecerem o trabalho e o cooperativismo desenvolvido pela Coamo, com visitação à administração central, indústrias e propriedades rurais da região. (Imprensa Coamo)