COAMO III: José Aroldo Gallassini é o mais novo Cidadão Honorário de Pitanga
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Numa solenidade que contou com as presenças dos Poderes Executivo e Legislativo de Pitanga, região Centro do Paraná, foi realizada na noite de sexta-feira (14/11) a entrega do título de Cidadão Honorário ao presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini. O evento foi prestigiado por centenas de pessoas entre autoridades, lideranças locais e regionais, e produtores rurais associados da Coamo Agroindustrial Cooperativa de Pitanga e da região central do estado. A proposição do projeto de lei que concedeu o título a Gallassini é de autoria da vereadora Mirna Ledaci Franzoloso Galafassi, presidente da Câmara Municipal, sendo aprovada por unanimidade pelos vereadores pitanguenses.
Conquistas - No seu pronunciamento, a vereadora Mirna Galafassi lembrou das dificuldades pela qual passavam os produtores antes da chegada da Coamo e ressaltou os benefícios que foram conquistados com a presença da cooperativa na região para centenas de produtores. "Desde a instalação da Coamo os cooperados vibraram muito e foram melhorando suas atividades nos campos técnico, educacional e social. A Coamo é a nossa cooperativa e não poderíamos deixar de prestar este reconhecimento a uma personalidade como é o doutor Aroldo, que dirige com competência a maior cooperativa agrícola da América Latina e desde o início acreditou nos produtores e no potencial do nosso município". Para o prefeito de Pitanga, Alexandre Carlos Buchmann, "É uma honra um município ter um filho como o doutor José Aroldo Gallassini, que vem trazendo desenvolvimento e ampliando os horizontes dos cooperados. É muito bom ter uma cooperativa como a Coamo que se preocupa e cuida dos seus cooperados e familiares. Doutor Aroldo, o povo pitanguense sente orgulho em fazer parte de sua história e de sua vida."
Orgulho - "Jamais imaginara nos idos de 1979, quando aqui estive para avaliar a possibilidade de incorporação da Coopercentro por parte da Coamo, que 29 anos após poderia ser agraciado com tamanha honraria. Ao conhecer a região com mais detalhes, a fertilidade de suas terras e a dinamicidade de seu povo, senti que aqui poderíamos perfeitamente implantar um sistema cooperativo nos moldes que vínhamos implementando na Coamo desde a sua fundação", disse Gallassini, em seu discurso. "Vi e senti no semblante de cada produtor na época da incorporação da Coopercentro pela Coamo um desejo inarredável de construir um futuro em bases sólidas e a vontade de ter uma cooperativa que correspondesse aos seus anseios, com possibilidade de oferecer-lhes uma assistência técnica de alto padrão e tecnologia avançada, insumos de alta qualidade e pontualidade nas entregas, bem como uma estrutura sólida e adequada de armazenagem e comercialização de seus produtos."
Entreposto - O dia 3 de julho de 1979 ficou marcado na história como a data onde os produtores aprovaram a presença da Coamo no município e a construção do entreposto da cooperativa, cujas atividades foram iniciadas nas instalações existentes da antiga Coopercentro, em 17 de setembro de 1979. Na história da Coamo em Pitanga, outro ano importante foi 2002 quando a cooperativa implantou o Posto Avançado de Crédito da Credicoamo, a cooperativa de crédito dos associados da Coamo. "Passados 29 anos, a Coamo e a Credicoamo são cooperativas de sucesso, pois seus associados são homens e mulheres cooperativistas exemplos de dedicação e realização, mostrando que com dedicação, união, trabalho e persistência, tudo é possível", afirma Gallassini.