COASUL: Aviários são destinados a cooperados que acessam Linha Pronaf

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A partir de agora, produtores rurais que acessam a linha Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) do Governo Federal podem ser integrados do projeto avícola da Coasul Cooperativa Agroindustrial, de São João-PR. A cooperativa lançou modelos que beneficiam estes produtores devido à taxa de juros, tamanhos e valores. Até então, ela atuava com aviários de tamanho maiores e também reforma e adequação de já usados. A Coasul tem 42 anos e passou a atuar no ramo avícola em 2009. Seu abatedouro de aves foi inaugurado em novembro de 2010.

Industrialização - Como informa o gerente do departamento de integração da avicultura, Joares Carlos Gobbi, na primeira fase da entrada da cooperativa na industrialização, para atender a necessidade do frigorífico, era preciso acelerar a construção dos aviários, por isso se trabalhou com modelos maiores. “Devemos chegar ao abate máximo de um turno em novembro, 80 mil aves/dia. Por isso, com o ingresso do segundo turno iniciaremos a captação de mais integrados com mais tempo. Então as granjas podem ser de tamanhos menores”, explica.

 

Agricultura familiar – Por meio do programa Federal o produtor pode financiar granjas de 100x12m, 130x12m ou 150x12m. É possível adquirir até R$130 mil por DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf). Gobbi salienta que é possível mais de uma DAP financiar o mesmo aviário.

 

Números – A Coasul possui aviários em 15 municípios do Paraná, sendo 110 alojados, oito em construção e nove em adequação. No total a capacidade estática de alojamento é de 2 milhões e 700 mil aves. (Imprensa Coasul)

Conteúdos Relacionados