COASUL II: Armazéns recebem certificação do Governo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A globalização e o crescente mercado do agronegócio fazem com que a produtividade com qualidade e a redução de custos, sejam cada vez mais necessárias as boas práticas agrícolas e industriais. Nesse sentido, a armazenagem de grãos desempenha um papel fundamental. Por isso, além de investir em ampliação de capacidade de armazenagem, a Coasul, também primando pela qualidade, está certificando inicialmente os armazéns de grãos das unidades de São João, Chopinzinho e Renascença, conforme Lei nº 9.973, de 10/05/2000, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Comissão - A Coasul tem como destaque o pioneirismo em suas ações, por isso, a cooperativa montou uma comissão para que as mudanças necessárias fossem feitas. O principal benefício dessas alterações, de acordo com Técnico Agrícola, Josemar Carpenedo, é a redução das perdas na armazenagem. Além disso, ele lembra que só poderá armazenar grãos do governo quem estiver certificado. "A imagem da cooperativa também melhora, os custos da Coasul serão reduzidos, o melhor acesso ao mercado externo, entre outros. O mais importante é que a Coasul já recebe e continuará recebendo grãos do Governo Federal", completa.
Adequações - As adequações para a certificação são físicas, atendendo a requisitos técnicos operacionais; documentais, comprovando o manejo adotado pela cooperativa e ainda do corpo técnico, com a capacitação da mão-de-obra de quem trabalha nos armazéns. Até o final de 2010 a cooperativa deve receber a certificação. No fim do mês de agosto uma equipe técnica e credenciada pelo Mapa que é o IG (Instituto Genesis) deverá fazer a última análise para receber o aval do Governo. Na seqüência outras unidades devem ser reorganizadas para a certificação, até 2013, ou seja, 25% das unidades por ano. (Imprensa Coasul)