COCAMAR: Cocamar comemora O Dia da Árvore com distribuição de mudas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Cocamar promove nesta sexta-feira (21/09), data em que se comemora o Dia da Árvore, a distribuição de mudas de espécies nativas para cooperados, visando a recomposição de matas ciliares da região, e também de citronella, para o público em geral, sendo essa espécie reconhecida como repelente natural de insetos. Às 9h, no pátio da Unidade Maringá, está prevista apresentação da Fanfarra da APAE, seguida de pronunciamento das diretorias da cooperativa e da APAE.
Projeto Cultivar - Às 10h, começa a distribuição das mudas que são resultado do Projeto Cultivar, produzidas por alunos daquela instituição e também por internos da Penitenciária Estadual de Maringá. Esse projeto, conduzido pela Cocamar em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), ganhou em agosto último o Prêmio OCB/Globo Rural na categoria meio ambiente e é direcionado exclusivamente para cooperados. A distribuição de citronella está programada para as 16h no Portão 2 do Parque do Ingá, centro de Maringá. Essa planta apresentaria eficiência como repelente, inclusive, contra o mosquito da dengue.
Adesão - De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento Humano e Social da Cocamar, Adriana Pierini, o evento vai marcar também a adesão do Projeto Cultivar (cujo lema é "produzindo florestas com mãos especiais") ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, criado em 2004. Conforme Pierini, esse movimento pretende mobilizar a sociedade civil e os governos para que sejam alcançados os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU), subscritos por 191 países, entre eles o Brasil. Os 8 objetivos são: 1) acabar com a fome e a miséria; 2) educação básica de qualidade para todos; 3) igualdade entre sexos e valorização da mulher; 4) reduzir a mortalidade infantil; 5) melhorar a saúde das gestantes; 6) combater a AIDS, a malária e outras doenças; 7) qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 8) todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. (Imprensa Cocamar)