COCAMAR: Cooperados fazem cursos para modernizar a administração rural
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Abandonar o prego e partir para o computador. Com o objetivo de atender a demanda de cooperados de Maringá, a Cocamar organizou mais uma turma do Ocepar Campo, iniciativa mantida em parceria com o Sistema Ocepar/Sescoop-PR. Lançado em 2000, o programa é mais uma ferramenta que traz facilidade ao produtor na tomada de decisão, bem como no gerenciamento da lavoura e da propriedade, através do controle de custos de produção. Os cooperados passam pelo treinamento teórico-prático que ensina como utilizar um programa, organizar corretamente as informações e tirar real proveito delas através de técnicas de administração rural e de análise de custos. "Mais de 80 produtores já foram treinados na cooperativa", segundo informa Elton Luiz dos Santos Martins, do departamento técnico.
Necessidade - O jovem cooperado Germano Meneguette, de Maringá, participante da última turma, conta que desde que começou a ajudar o pai na administração e no controle de custos da propriedade, no início do ano, sentia necessidade de um programa como o Ocepar Campo. "Nós fazíamos o controle de tudo no computador, mas era uma espécie de livro-caixa. Quando tinha algum problema, não sabia onde, ficava difícil achar. Creio que este programa vai atender, facilitando o serviço e permitindo um controle mais efetivo", diz.
Recursos - Um dos cooperados que tinha deixado seu nome na lista de espera para fazer o curso era Newton Cardoso, de Maringá, que já conhecia e já adotava o Ocepar Campo em sua propriedade. Mas como conseguiu uma cópia do programa com um outro produtor, não conhecia todos os recursos que este oferece. "Só usava a planilha e um ou outro relatório. Agora estou vendo as inúmeras opções que me oferece. Abre um campo de visão maior, focando mais os objetivos e facilitando uma melhor análise. O computador hoje é um insumo básico na propriedade rural e esse programa facilita muito a vida do produtor", finaliza. (Imprensa Cocamar)