COCAMAR: Doses da vacina contra aftosa serão disponibilizadas aos produtores

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A primeira etapa da campanha estadual de vacinação contra febre aftosa de 2011 começa no próximo domingo (1º/05) e prossegue até o dia 31 daquele mês. De acordo com a estratégia que vem sendo adotada desde 2009, nesta etapa serão vacinados apenas os animais bovinos e bubalinos de zero a 24 meses. A expectativa é vacinar 4,3 milhões de animais, o que corresponde a quase metade do rebanho existente no Estado, estimado em 9,2 milhões de cabeças. Como faz em todas as etapas, a Cocamar vai disponibilizar doses de vacinas aos produtores e sua expectativa é comercializar entre 500 mil e 600 mil unidades. Segundo informou o coordenador comercial de pecuária, Clóvis Aparecido Domingues, lotes de vacinas já foram distribuídos para todos os entrepostos e, em paralelo ao período de vacinação, a cooperativa estará realizando campanha de venda de produtos da linha veterinária com prazos de pagamento para 7/7 ou 7/10.

Cobertura - De acordo com o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a expectativa é vacinar 100% dos bovinos e bubalinos que se enquadram na faixa etária prevista para essa fase da campanha, inclusive os bezerros com poucos dias de vida. Ortigara diz que para isso espera contar com a colaboração de todos os produtores para que não deixem de vacinar seus animais.

 

Área livre - O Paraná é considerado área livre de febre aftosa, com vacinação, desde 2000, quando foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Estão nessa mesma condição sanitária outros 14 Estados, o Distrito Federal e a região Centro-Sul do Pará. (Imprensa Cocamar, com informações da Seab)

Conteúdos Relacionados