COCAMAR I: Cooperados ainda têm 40% da soja para vender
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Na média, os produtores brasileiros de soja ainda têm 25% da última safra (ciclo 2009/10) para comercializar, mas no Paraná esse índice é maior: 35%. No entanto, em algumas regiões do Estado eles ainda podem ter, na média, 40% de sua safra armazenada, esperando uma boa oportunidade para vender. É o que acontece, por exemplo, entre os cooperados da Cocamar, cuja atuação abrange parte do norte e do noroeste paranaense.
Poupança - Fazer uma espécie de "poupança" com a soja é uma tradição entre os produtores ligados à cooperativa, que costumam vender aos poucos, sem pressa. O superintendente de Negócios José Cícero Aderaldo explica que isto reflete um sentimento de segurança dos cooperados: "eles depositam a safra na cooperativa e ficam tranquilos". Parte deles vai negociando a produção parceladamente, conseguindo uma boa média, enquanto muitos preferem segurar para vender somente no segundo semestre, quando a pressão sobre os preços é menor.
Preço - Sobre as possibilidades de o preço continuar subindo, como vem acontecendo nas últimas semanas, o superintendente diz que isto vai depender de uma série de fatores. Entre eles, o apetite chinês por compras (atualmente o Brasil é o principal fornecedor dessa matéria prima àquele país) e a confirmação de quebras na safra dos Estados Unidos, que enfrenta problemas climáticos. (Imprensa Cocamar)