COCAMAR I: Cooperativa investe na instalação de uma usina de biodiesel
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Cocamar deu início em março à construção de uma usina de biodiesel no seu parque industrial em Maringá (PR). Prevista no planejamento estratégico do ciclo 2020/25, a planta vai receber investimentos de R$ 40 milhões e a previsão é que comece a operar em dezembro deste ano, produzindo 300 toneladas/dia.
Matéria-prima - Totalmente automatizada, a unidade vai demandar o óleo extraído de 1,5 mil toneladas de soja por dia, em média. O gerente executivo industrial, Valdemar Cremoneis, informa que está prevista para o mesmo ciclo do planejamento a ampliação em 50% na capacidade de esmagamento de soja na indústria de óleo da cooperativa, que vai passar de 3 mil toneladas para 4,5 mil toneladas/dia. “Com isso teremos mais matéria prima para atender tanto a usina de biodiesel quanto a produção de óleo destinada ao varejo.”
Verticalização - “A usina é uma nova oportunidade de negócios para os produtores cooperados que, assim, agregam mais valor à sua produção”, afirma o superintendente de Negócios da cooperativa, Anderson Alves Bertolleti, salientando que a cooperativa avança em sua verticalização no complexo soja. Neste ano, a Cocamar deve processar 1 milhão de toneladas do grão – mais da metade em relação às 1,7 milhão de toneladas de recebimento previstas na safra 2020/21 que está sendo finalizada.
Selo Social - Os proprietários de pequenas áreas, inclusive, que se cadastraram até 18/11, têm direito ao Selo Social, em que vai ser oferecido um valor adicional de R$ 1,20 por saca de soja. São os que possuem propriedades com até quatro módulos fiscais, estão enquadrados no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), têm DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ativa e o CAR (Cadastro Ambiental Rural).
Inclusão - O Selo Social é um programa interministerial do governo federal que tem como finalidade promover a inclusão do biodiesel na matriz energética brasileira e fortalecer a agricultura familiar.
Onde atua - A Cocamar mantém operações nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com atendimento a cerca de 15,5 mil produtores cooperados. (Imprensa Cocamar)