COCAMAR I: Investimentos de R$ 12 milhões para melhoria de estrutura
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Para melhorar ainda mais o atendimento aos produtores e agilizar o recebimento da safra, a Cocamar investe no aperfeiçoamento da estrutura de vários entrepostos e também na construção de silos metálicos para armazenagem de grãos. No total, estão sendo investidos cerca de R$ 12 milhões.
Equipamentos - Segundo informou o gerente coordenador de unidades, Márcio Kloster, Cianorte vai ganhar uma nova balança com tombador - equipamento que possibilita a descarga de uma carreta em poucos minutos. Em Terra Boa, onde a cooperativa adquiriu recentemente o imóvel que abriga a unidade, também um tombador será instalado. Já em Ourizona, a estrutura de recebimento de grãos vai ser dotada de uma segunda balança com elevador. Para completar, acrescenta Kloster, todos os determinadores manuais de umidade nos entrepostos que operam com grãos serão substituídos por eletrônicos.
Silos - Também de olho na safra 2007/08, a Cocamar está construindo 8 silos metálicos para armazenagem de grãos em seu Parque Industrial em Maringá. São pequenas unidades, com capacidade para 6 mil toneladas cada, que vão ficar entre dois grandes armazéns graneleiros da cooperativa, os quais, juntos, têm espaço para 178 mil toneladas. A previsão é que estejam prontos em fevereiro do próximo ano. De acordo com o superintendente técnico e operacional, Arquimedes Alexandrino, são silos verticais cuja principal finalidade, além da armazenagem, é apoiar nos trabalhos de separação de produtos. "Vamos ter mais agilidade para fazer esse trabalho", comenta o superintendente, lembrando que a Cocamar tem capacidade estática de armazenagem de 553 mil toneladas, número que será acrescido de 48 mil toneladas com os 8 novos silos, subindo para 601 mil.
Paranavaí - Outra novidade relacionada às unidades é a inauguração das novas instalações de Paranavaí, no próximo dia 13. Além de uma loja de 600 metros quadrados, o entreposto - situado na BR-376, saída para Maringá - terá um armazém de insumos de 2.500 metros quadrados. A cooperativa já opera a dois anos no novo terreno com uma estrutura para o recebimento de grãos. (Imprensa Cocamar)