COCAMAR I: Investimentos em novos silos ampliará capacidade de armazenagem

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Cocamar começa a investir R$ 5,5 milhões na construção de 8 silos metálicos para armazenagem de grãos em seu Parque Industrial em Maringá. São pequenas unidades, com capacidade para 8 mil toneladas cada, que vão ficar entre dois grandes armazéns graneleiros da cooperativa, os quais, juntos, têm espaço para abrigar 178 mil toneladas. A previsão é que estejam prontos em fevereiro do próximo ano, a tempo de serem utilizados no recebimento da safra 2007/08.

Separação de produtos - De acordo com o superintendente técnico e operacional, Arquimedes Alexandrino, são silos verticais cuja principal finalidade, além da armazenagem, é apoiar nos trabalhos de separação de produtos. Atualmente, na safra de verão, a Cocamar não apenas segrega soja convencional e transgênica, como também precisa separar milho. No período de inverno, os produtos a serem separados são milho normal, milho de baixo padrão e também trigo.

Agilidade - "Vamos ter mais agilidade para fazer esse trabalho", comenta o superintendente, lembrando que a Cocamar tem capacidade estática de armazenagem de 553 mil toneladas, número que será acrescido de 48 mil toneladas com os 8 novos silos, subindo para 601 mil. A Cocamar deve fechar 2007 com um recebimento total de 640 mil toneladas de soja e cerca de 300 mil de milho da safrinha. Esse volume é praticamente o dobro da atual capacidade de estocagem, o que exige que a cooperativa "faça uma ginástica em sua logística", segundo as palavras de Alexandrino, para dar conta do recebimento, principalmente durante os meses de julho e agosto, que é quando ocorre a colheita da safra de inverno.

Retirada - Acontece que além da quantidade entregue pelos produtores, lembra ele, geralmente os armazéns ainda estão ocupados pelo remanescente da safra anterior. Por exemplo: quando começou a operação da safrinha, na segunda quinzena de maio, 50% da soja entregue pelos agricultores no começo do ano, referente ao ciclo 2006/07 - um total de cerca de 525 mil toneladas - ainda estavam estocados. Os grãos somente são retirados dos armazéns à medida em que os produtores efetivam a comercialização. Por sua vez, metade do milho de inverno também já estava vendida quando começou o recebimento. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados