COCAMAR II: Cooperativa opera no mercado livre de energia elétrica

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O mercado livre de energia elétrica difere totalmente do cativo (o modelo utilizado comumente pelas famílias em suas casas, que no Paraná tem a Copel como a principal fornecedora de energia e serviços).

Contratos - Na modalidade livre, o consumidor é conectado à Copel, que fornece o serviço e o transporte da energia. “O consumidor fica autorizado a comprar energia por esse mercado livre em qualquer parte do Brasil”, explica Fernando Borges Santos, gerente industrial da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, que participa desse mercado. A Cocamar possui atualmente seis contratos de compra de energia de vários fornecedores e a Copel está entre eles.

Comparativos - O objetivo é adquirir a energia a valor mais competitivo para suprir a demanda, atualmente, de 29 estruturas da cooperativa. Para isso, é necessário ficar atento ao preço da energia dos fornecedores e fazer comparativos para verificar se há uma oportunidade e saber se é viável migrar para esse mercado, comenta o gerente.

Gestão - Um outro detalhe, acrescenta Fernando, é que o mercado livre requer uma gestão diferente. Como não há só um fornecedor, mas vários contratos de energia, o acompanhamento é indispensável porque o preço da energia pode variar com o passar das horas. “Você pode utilizar uma energia a R$ 0,07/MWh durante a madrugada e ela custar R$ 0,40/ MWh no horário de ponta”.

CCE- Para poder comprar energia pelo mercado livre, o consumidor deve ter uma demanda de energia contratada acima de 500kW e estar filiado à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCE), que exige uma conta em um banco específico. A Cocamar opera com a agência de uma instituição em São Paulo, que concentra as obrigações financeiras. “A CCE é uma câmara de compensação, onde você registra os seus contratos em megawatts. Os geradores informam o quanto geram e os consumidores o quanto usam.”

Encargos - No mercado livre há alguns encargos que atualmente estão mais elevados que a média devido ao momento do sistema elétrico brasileiro. As notícias de baixo nível de água nos reservatórios, que suscitam a possibilidade de um apagão, corroboram para esse cenário.

Mesa-redonda - No dia 28 de junho, a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) promove uma mesa-redonda, com transmissão ao vivo, sobre esse assunto. Participam, como convidados, o superintendente de Operações da Cocamar, Osmar Liberato, e o diretor-geral da Copel Mercado Livre, Franklin Kelly Miguel. (Imprensa Cocamar)

 

cocamar II 18 06 2021

Conteúdos Relacionados