COCAMAR II: Cooperativa vai produzir pellets de polpa cítrica

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Cocamar está implantando uma fábrica de pellets de polpa cítrica ao lado de sua unidade de fabricação de suco concentrado e congelado de laranja, no município de Paranavaí. Para isso, investe R$ 3 milhões na construção de um barracão de 800 metros quadrados e na aquisição dos equipamentos. A previsão, segundo informou o gerente industrial Antonio Ailton Basso, o Tuna, é que a estrutura esteja pronta no começo de março, a tempo de se fazer todos os ajustes necessários antes do início da safra, previsto para abril.

Capacidade de processamento - Em um primeiro momento, a fábrica terá capacidade para processar 40 mil toneladas de bagaço na safra, produzindo 11,36 mil toneladas de pellets de polpa cítrica. Futuramente os planos são aumentar a capacidade em mais 20 mil toneladas. Para isso, toda a base já vai ficar pronta, faltando apenas a aquisição e a instalação de alguns itens, conforme Tuna. O produto, destinado à alimentação animal, será comercializado em sacas de 50 quilos ou a granel.

Vantagens - Mais fácil de transportar e de manusear, os pellets de polpa cítrica oferecem vantagens ambientais e fitossanitárias, além de serem bem aceitos pelos animais e constituírem fonte energética que substitui parte do milho, a um custo mais acessível. A Cocamar vai usar parte do produto, também, na produção de sua ração que é fabricada com resíduos mistos, conforme afirma o zootecnista Joel Murakami, coordenador técnico de pecuária da Cocamar. (Cocamar)

Conteúdos Relacionados