COCAMAR II: Forte expansão faz cooperativa revisar planejamento estratégico para faturar R$ 15 bi em 2025

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cocamar II 21 12 2021A Cocamar Cooperativa Agroindustrial promoveu uma revisão no seu planejamento estratégico para o ciclo 2020/2025. A previsão que era de faturar R$ 10,3 bilhões em 2025, passou para R$ 15 bilhões, um aumento de 50%.

Velocidade - A justificativa para esse forte incremento está, principalmente, na velocidade da expansão dos negócios a partir de 2020, quando, com a pandemia, os volumes de vendas foram ampliados e, ao mesmo tempo, houve crescimento de participação de mercado. Isso combinou com a nova realidade de preços praticados em 2021, cujo impacto tem sido grande no faturamento. A cooperativa foi, também, atrás de oportunidades e abriu mais unidades operacionais, além de ter investido em novos negócios.

Acelerado - Para se ter uma ideia da rapidez da expansão, enquanto no exercício 2019 a Cocamar apresentou um faturamento geral de R$ 4,6 bilhões, em 2020 o montante foi 52% superior, passando de R$ 7 bilhões. Para este ano, a previsão é faturar R$ 9,5 bilhões – praticamente 30% a mais - e a estimativa para 2022 é chegar a R$ 11,8 bilhões.  

Poderia ter sido mais - O presidente executivo Divanir Higino destaca que em 2021 a Cocamar bateu recorde de recebimento de soja, de 1,7 milhão de toneladas. Porém, a drástica redução das safras de inverno, em que as culturas de milho e trigo sofreram perdas acima de 60% em média com secas e geadas, impediu que a cooperativa atingisse um patamar acima de R$ 10 bilhões - o que estava projetado para alcançar apenas em 2025.

Avanço - Higino destaca que todas as áreas de negócios cresceram neste ano, ressaltando ter havido um avanço expressivo em participação de mercado tanto no que se refere a comercialização de insumos quanto em recebimento de grãos.

Mais rentabilidade - “No ciclo anterior do planejamento estratégico [2015/2020], estávamos centrados no crescimento, sobretudo em expansão geográfica e em participação de mercado, além de promover algumas ações de verticalização das cadeias”, comenta Higino, ressaltando: “no novo planejamento o foco é atender ao cooperado em tudo o que ele precisa e gerar mais rentabilidade aos seus negócios”. Para isso, pontua, estão sendo desenvolvidos novos negócios, entre os quais a produção de carne precoce, fertilizantes foliares, rações, biodiesel e incentivo a culturas como sorgo e trigo branqueador. A Cocamar estuda, ainda, ingressar na produção de etanol de milho e piscicultura. O novo ciclo do planejamento estratégico marca também o início da Jornada do Cooperado, um programa que visa atender ao produtor, com padrão de excelência, em todas as suas demandas

Eficiência - “Estamos priorizando ações para melhorar cada vez mais a eficiência e a competitividade da cooperativa”, conclui o presidente. (Imprensa Cocamar)

 

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