COCAMAR: Tangerina diversifica propriedades

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A unidade da Cocamar de Cianorte realizou, recentemente, sua primeira assistência técnica coletiva (ATC) sobre a cultura da tangerina montenegrina, reunindo produtores dos municípios de Cianorte e Japurá, além de interessados no plantio da fruta. O encontro teve como objetivo fomentar o plantio de pomares de tangerina como uma opção para pequenos produtores e, principalmente, repassar orientações técnicas e esclarecer dúvidas com um especialista no assunto, o engenheiro agrônomo Valdomiro Tormem, consultor técnico da área de citros da Cocamar.

Alternativa - A propriedade escolhida foi de Argemiro Cassidori Filho, que possui cinco hectares em Cianorte, onde plantou 400 pés de tangerina, em julho de 2004, ocupando cerca de um hectare. A esposa, Ivonete, é quem cuida do pomar, que terá sua primeira colheita comercial no ano que vem. Na propriedade eles ainda têm uva, banana, poncã, milho, ervilha, feijão de vagem e hortaliças, tudo comercializado na feira do produtor. A cultura da tangerina tem sido fomentada pela Cocamar como uma das alternativas para viabilizar a pequena propriedade. Controle de pragas e doenças e adubação, indispensáveis para se obter resultados com a cultura, foram os principais assuntos abordados no evento, mas a discussões evoluíram conforme as dúvidas dos produtores e os problemas identificados. Os produtores é que estarão definindo datas e temas das próximas reuniões, conforme a demanda do grupo.

Projeto de 375 hectares - O projeto da Cocamar prevê o plantio de 375 hectares, ou 150 mil mudas, destinando as frutas ao mercado in natura, com a indústria de suco de laranja da Cocamar absorvendo as que não atingirem o padrão para mesa. A variedade montenegrina foi escolhida por se caracterizar pela produção tardia, os frutos entram no mercado fora da época de maior oferta das demais tangerinas, o que abre maiores possibilidades de comercialização e remuneração aos produtores. Da mesma forma, apresenta boas características para industrialização, podendo oferecer uma boa renda aos produtores mesmo em pequenas áreas, além de não apresentar muitos problemas com pragas e doenças, não exigindo grandes investimentos em tratos fitossanitários.

Unidades recebem certificação de qualidade -A diretoria da Cocamar fez a entrega, recentemente, dos certificados do Programa de Qualidade Cocamar (PQC) às unidades de Paiçandu, Terra Boa, Japurá, Jussara, Floraí e Ourizona, além dos departamentos de Distribuição, Usina de Algodão, Graneleiro, Sementeiro, Máquina de Café, Unidade de Difusão de Tecnologia e Usina de Preservação de Madeira. A certificação encerrou a segunda etapa do treinamento de qualidade nas unidades operacionais. Na primeira etapa, em 2005, foram certificadas as unidades Maringá, Cianorte, Doutor Camargo, Paranavaí, Floresta e São Jorge do Ivaí. Já a terceira turma inclui Umuarama, Tuneiras do Oeste, Tapira, Cruzeiro do Oeste, Icaraíma, Douradina, Iporã, Altônia, Pérola e São Jorge do Patrocínio, com certificações previstas para 2007.

Treinamento - Iniciado em 2004 e ministrado pela empresa Prospectum Consultoria, de Londrina, o treinamento somou 200 horas e envolveu todos os colaboradores da cooperativa. O programa inclui conceitos como limpeza e organização, atendimento direto ao público, atendimento ao telefone e postura profissional. O PQC tem como objetivo aprimorar a qualidade do atendimento aos diferentes públicos em todos setores e departamentos da cooperativa, priorizando fatores como agilidade, eficiência e eficácia. Segundo o coordenador do PQC, Hamilton Flávio Lautenschlager, após o treinamento as unidades passam por duas auditorias cuja finalidade é verificar se todos os itens do programa de qualidade estão sendo cumpridos.

Conteúdos Relacionados