COCARI: Cooperativa orienta sobre voto consciente
- Artigos em destaque na home: Nenhum
"Voto Consciente: a arma em defesa da democracia" é o título da matéria publicada na edição de agosto do Informativo Cocari, com informações destinadas a orientar os eleitores que, em outubro, deverão ir às urnas votar para governador, deputados federais e estaduais, senadores e presidente do Brasil. A reportagem estimula o público a buscar informações sobre os candidatos, ressaltando que muitas campanhas têm sido realizadas no país para alertar o eleitor sobre a importância do voto de cada um, atitude que pode decidir o rumo que o país vai tomar. Lembra ainda que, apesar de muitas pessoas estarem desacreditadas nos políticos, ninguém deve trocar o seu voto por cestas básicas, dentaduras, consultas médicas ou outros favores.
Ficha Limpa - O Informativo Cocari fala sobre a campanha "Voto não tem preço. Saúde é seu direito", do Movimento de combate à corrupção eleitoral, conhecido nacionalmente por promover o abaixo assinado em favor da Lei da Ficha Limpa, em vigor desde o último dia 4 de junho. Ressalta ainda que uma cartilha também foi lançada para ensinar o eleitor a identificar a corrupção eleitoral, disponível no site do movimento (www.mcce.org.br). De acordo com a matéria, os eleitores dispõem de outras alternativas para se informar sobre os candidatos, como as redes de relacionamento. "A facilidade com que as informações se multiplicam nas redes sociais despertou a atenção das Procuradorias Regionais Eleitorais, que resolveram usar a ferramenta para ajudar os eleitores. O órgão regional vai divulgar pelo Twitter a lista dos candidatos que respondem a processos ou que tiveram os registros das candidaturas indeferidas, além de orientações sobre como denunciar irregularidades antes do início da campanha".
Jovens - Ainda sobre as eleições 2010, o informativo da cooperativa destaca o recado dado pelo presidente da Cocari, Vilmar Sebold, na abertura do 8º Jovemcoop, evento que reúne lideranças jovens do cooperativismo, quando ele abordou a importância do voto consciente. "Vamos pensar, analisar quem são os candidatos, o que podem fazer pelo Brasil. Está saindo uma geração de políticos e nós podemos colocar os mesmos ou renovar. Depende de nós. Temos que ver se está bom para nós. E isso vocês podem saber conversando com seus pais para saber o nível de satisfação", disse Sebold aos participantes do Jovemcoop.
Poderes - Na matéria, o informativo da Cocari traz ainda dados sobre poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para que os eleitores possam conhecer melhor a função de cada um deles.