COCARI: Mulheres participam de encontro
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O dia 22 de setembro foi muito especial para a Cocari. Isso porque, na Associação Atlética Cocari - Mandaguari, aproximadamente 850 mulheres de sua área de atuação fizeram do Encontro de Mulheres Cooperativistas de 2007 uma data que ficará para a história da cooperativa. Com o apoio do Sistema Ocepar/Sescoop-PR e com a dedicação de diversos colaboradores da Cocari, o encontro, além de informações importantes repassadas em palestras, também proporcionou muita diversão em atividades de integração, premiação dos pratos doces e salgados, desfile das Rainhas da Mais Bela Idade e ainda sorteio de muitos prêmios. Vários membros do setor gerencial da Cocari, assim como autoridades de Mandaguari, prestigiaram e também colaboraram para que o evento fosse realizado com sucesso.
Satisfação - O presidente da cooperativa, Dorival Malacario, mostrou-se satisfeito com a organização e ressaltou a importância das mulheres da cooperativa. "As mulheres da Cocari têm um diferencial. É por isso que eu as chamo de rainhas. Elas são nossas parceiras, nossas amigas e eu as valorizo muito."
Direitos - A advogada Andréia Cristina Marques Campana, que também é professora na Universidade Norte Paraná (Unopar) em Arapongas, ministrou palestra sobre os direitos da mulher. De acordo com a advogada, ainda há muito desconhecimento por parte dos brasileiros com relação aos seus direitos. "Temos aquele chamado conhecimento vulgar. Claro que hoje a mídia, a televisão, os programas de rádio, trazem um conhecimento, mostrando muitas vezes aquilo que a gente tem direito, mas ainda assim muitas pessoas que estão no seu trabalho, no sítio, no cotidiano, não têm acesso a isso", afirmou Andréia.
Auto-estima - O filósofo Renato de Oliveira fechou o ciclo de palestras com uma verdadeira aula de auto-estima às mulheres. Oliveira, que é especialista em saúde mental e há 20 anos profere palestras e cursos da área, diz achar que as mulheres são rainhas do lar. "Elas não são rainhas da casa e sim rainhas do lar, ou seja, do mundo. Isso significa assumir responsabilidade, aprender a se valorizar e resgatar seus valores."
Cuidados com a depressão - Em sua palestra, o filósofo ainda retratou um dos males que atinge principalmente mulheres, que é a depressão. "A principal característica da depressão é a tristeza, a perda da vontade. E a mulher, como é muito sentimental, deixa-se levar mais facilmente por esses fatores do que o homem", explica. (Imprensa Cocari)