COCARI: Projeto Olho D água recupera quase 60 minas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Desde que foi lançado, em novembro de 2009, o Projeto Olho D'água já recuperou 59 minas (ou olhos d'água) de cooperados da Cocari. Realizado em parceria entre a cooperativa e a empresa Nortox, com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Emater e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o projeto visa a recuperação e preservação de nascentes dos municípios que pertencem à área de ação da Cocari.
Restauração - De acordo com Ademir Zussa, gerente do Desema (Departamento de Segurança, Engenharia e Meio Ambiente) da Cocari, somente em Mandaguari já foram recuperadas 33 minas localizadas em propriedades de cooperados. Quem realiza o trabalho de restauração das minas é o colaborador Dorival Silvestre dos Santos, sempre com auxílio de uma pessoa, que pode ser o próprio produtor.
Fonte de água limpa - Integrantes do Departamento Técnico (Detec) da Cocari do respectivo entreposto do cooperado acompanham o trabalho de recuperação das minas. O técnico agrícola Moacir Luiz de Andrade, que acompanhou o trabalho realizado em nascentes de Mandaguari, ressalta que o projeto é importante para a saúde do cooperado e seus familiares, que passam a desfrutar de uma fonte de água sem riscos de contaminação, além da preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.
Bem aceito - De acordo com Andrade, o projeto tem sido muito bem aceito por parte dos cooperados, que não cansam de elogiar o trabalho. "Aqueles que já tiveram suas minas restauradas passam a indicar a seus vizinhos", salienta.
Pensando no futuro - Fabio Buranello Valerio, técnico agrícola do entreposto de Rosário do Ivaí, conta que os cooperados decidiram investir na recuperação de nascentes em suas propriedades pensando no futuro de seus filhos e netos, além de ajudarem a preservar as fontes naturais de água. "É uma iniciativa muito boa para que os cooperados se conscientizem e invistam na conservação dos berços aquíferos", enfatiza o técnico agrícola.
Preservação continua - Em toda a área de ação da Cocari, cerca de 150 cooperados estão na fila de espera para a restauração de minas em suas propriedades. Isso porque, a execução dos trabalhos nas minas respeita a ordem de inscrição efetuada pelo cooperado interessado. Os dados foram levantados entre 12.11.2009 e 27.04.2010. (Imprensa Cocari)