COCARI: Realizado o sorteio da Campanha Solidária

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A Cocari realizou nesta quinta-feira (26/04) o sorteio da VII edição de sua Campanha Solidária, que este ano envolveu a participação de 114 instituições socioeducacionais (Apaes, creches, asilos) do Paraná e Goiás.  O valor arrecadado nesta edição foi de R$ 387.710,00, sendo que o município que mais arrecadou foi Cristalina (GO), com R$ 87.595,00. A segunda maior arrecadação foi de Marialva, com R$ 64.640,00, seguido por Mandaguari, com R$ 60.720,00. Isso totaliza o montante de R$ 1.809.965,00, desde que a campanha teve início, em 2006. A entidade que mais arrecadou foi a APMI – Associação de Proteção à Maternidade e Infância, de Marialva, com R$ 30mil.

 

Valores - Ao abrir os trabalhos para a realização do sorteio, o presidente da Cocari agradeceu a presença de todos e reafirmou a confiança que a Diretoria da cooperativa nesta iniciativa.  “Nós acreditamos de verdade que se não cuidarmos da comunidade carente da nossa área de atuação, estaremos criando uma criminalidade que se voltará contra nós mesmos, contra nossas crianças. Porque não há como acreditar que é possível a uma criança que jamais teve oportunidade, e que viu outras crianças, seus vizinhos, seus amigos usufruindo de coisas que ela jamais teria, e quando essa criança crescer, ter os mesmos valores que nós temos. É de pequeno que se ensina valores e começa a moldar a sociedade por meio da educação, é por meio da cultura que vamos construir, conscientizar e, se Deus quiser, mudar nosso país.”   

 

Persistência - Sebold agradeceu ao Conselho de Administração da cooperativa, que aprovou pelo sétimo ano a realização da Campanha Cocari Solidária e salientou que, desde a primeira edição, a realização só foi possível por força da persistência do gerente de Recurso Humanos da Cocari, Angelo Trintinalha. “Quando já estávamos desistindo devido à burocracia que envolve a regulamentação da campanha, ele tomou as rédeas do processo e conduziu”, relembrou Sebold, comentando os transtornos enfrentados pela Cocari, que chegou a ser multada por estar ajudando à comunidade. “Foi um desgaste muito grande, e a gente só estava ajudando. Por isso, eu joguei a toalha e se dependesse de mim, não realizáramos mais a Campanha, mas o Angelo assumiu e hoje vemos o resultado de arrecadação das entidades ao longo desses sete anos, e nas instituições que eu visito, eu sinto a diferença, eu vejo que foi possível ser feito e que as entidades fizeram. Vocês definiram as  suas necessidades e fizeram, disse, se dirigindo aos representantes das instituições que acompanhavam o sorteio. “Nós criamos a condição, realizando um programa simples, que deixou de ser da Cocari e passou a ser da comunidade”, finalizou.

Cunho social - É importante ressaltar que a Cocari não tem qualquer benefício tributário ou financeiro. Para a cooperativa, a campanha é uma iniciativa de cunho social.

 

Ensinando a pescar - O vice-prefeito de Mandaguari, Luiz Claudio Fachini, que prestigiou o evento representando o prefeito Cileninho, disse que a Campanha Cocari Solidária é um programa muito bem pensado de interação com a comunidade e que o sorteio coroa o trabalho de um ano inteiro. “É uma forma de colocar recursos na entidade através do próprio trabalho. Como a gente costuma dizer: ensine a pescar o peixe. E isso a Cocari tem feito muito bem. É uma empresa que tem feito uma transformação na sociedade, na comunidade, uma mudança de pensamento do associado e mesmo dos que não são associados. Parabéns a todos os envolvidos pelo resultado”, reforçou Fachini.

Projetos interligados - O idealizador da Campanha Cocari Solidária, Angelo Trintinalha, disse que muito gratificante ver os resultados alcançados em toda a área de ação da cooperativa. “É um trabalho gratificante porque o sorteio de prêmios tem por trás um programa muito mais abrangente, que envolve vários projetos da Cocari de cunho sociambiental, como o Cultivando Cidadania, que emprega os alunos da Apae, responsáveis pela produção das mudas adquiridas pela comunidade e que dão direito ao cupom para concorrer aos prêmios. Esses jovens se sentem realizados por terem um emprego com carteira assinada e, com o salário que recebem, podem ajudar suas famílias. Tem ainda o lado ambiental. Cooperados compram talões inteiros de cupons e usam as mudas retiradas nos entrepostos da cooperativa para revitalização e  reflorestamento nas margens dos rios em suas propriedades. É a comunidade colaborando com o projeto”, resumiu o gerente de Recursos Humanos da Cocari. (Imprensa Cocari)

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