CÓDIGO FLORESTAL I: Dirigentes cooperativistas do PR continuam mobilizados em Brasília
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Maio/4/20115415556/{/gallery}Dirigentes cooperativistas do Paraná aguardam com grande expectativa a votação do Projeto de Lei 1.876/99, que cria o novo Código Florestal Brasileiro, prevista para ocorrer nesta quarta-feira (04/05), em sessão extraordinária a ser realizada entre o final da tarde e início da noite. "O plenário aprovou, por 399 votos a 18 e uma abstenção, a votação do Código Florestal em regime de urgência durante sessão extraordinária que terminou por volta das 23h desta terça-feira (03/05)", informou o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, que está em Brasília, juntamente com outras lideranças cooperativistas de todo o País, acompanhando o processo envolvendo a votação da matéria. Também fazem parte da delegação paranaense que está mobilizada na capital federal o assessor da área de meio ambiente da Ocepar, engenheiro agrônomo Sílvio Krinski, os presidentes das cooperativas C.Vale, Alfredo Lang; Copagril, Ricardo Chapla; Cocari,Vilmar Sebold; Copacol, Valter Pitol; Integrada, Carlos Murate; Castrolanda, Frans Borg; Bom Jesus, Luiz Roberto Baggio; Sicredi Central PR, Manfred A. Dasenbrock e da Sicredi Vale do Piquiri, Jaime Basso; os vice-presidentes da Coamo, Claudio Rizatto; da Agrária, Paul Ilich e da Lar, Lauro Soethe, e o diretor da Bom Jesus, José Rubens Rodrigues dos Santos.
Alinhamento - Nesta terça-feira, eles participaram de uma reunião na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), ocorrida com o objetivo de alinhar a posição do sistema cooperativista acerca dos últimos pontos em discussão do novo Código Florestal na Câmara, com a presença do presidente da organização, Márcio Lopes de Freitas. Na oportunidade, a Assessoria Parlamentar e a Gerência de Mercados da OCB, em conjunto com o consultor Leonardo Papp, explicaram as questões técnicas que ainda não estão fechadas no texto e a situação da matéria no Congresso Nacional. Os deputados paranaenses Moacir Micheletto, presidente da comissão especial da Câmara que aprovou parecer do novo Código Florestal em 2010, e Reinhold Stephanes participaram da reunião na OCB e apresentaram os principais pontos do PL 1.876/1999 que serão discutidos no plenário.
Comissão de Agricultura - Depois, os líderes cooperativistas foram até a Comissão de Agricultura, onde estavam presentes os deputados federais do Paraná, Moacir Micheletto, Reinhold Stephanes, Abelardo Lupion, Eduardo Sciarra, Dilceu Sperafico e Luiz Carlos Setim. Eles também mantiveram contato com parlamentares de outros estados, como Valdir Colatto, Luiz Carlos Heinze e Odacir Zonta, e discutiram pontos do substitutivo relatado pelo deputado Aldo Rebelo. À noite, os representantes do setor acompanharam a sessão extra realizada na Câmara. "Na ocasião, o deputado Osmar Serraglio anunciou a posição favorável do governo federal em votar a matéria em regime de urgência e comentou ainda sobre o diálogo estabelecido com Aldo Rebelo sobre alterações em alguns pontos do relatório", afirmou o presidente da Ocepar. Ele disse ainda que na manhã desta quarta, os cooperativistas iriam participar de várias reuniões para buscar diálogo com Rebelo sobre as mudanças ocorridas no documento. (Com informações do Blog OCB no Congresso)